23 Fevereiro 2021 Bolsas Gulbenkian

Grow Impact Together

Arranca hoje mais um programa de formação que desafia os bolseiros Gulbenkian a criar projetos transformadores com impacto para o mundo

“Como podemos transformar o mundo, coletivamente, com os nossos talentos?” Esta é uma das perguntas que o formador Vergílio Varela coloca aos bolseiros Gulbenkian no programa “Grow Impact Together”. Mais do que uma formação, é “uma jornada de sessões inspiradoras e inovadoras que combina o melhor das metodologias colaborativas de criação de projetos e comunidades autónomas, com impacto”.

Nestas sessões, onde se juntam cerca de 50 bolseiros Gulbenkian de diferentes áreas, os participantes vão poder experimentar abordagens como o Design Thinking, Open Space Technology, Comunicação Não-Violenta, Dragon Dreaming e Storytelling para facilitar o seu desenvolvimento pessoal, o fortalecimento das suas relações com os outros e a realização de desafios com impactos positivos na sociedade.

O programa inclui um total de sete sessões bimensais, que decorrem entre fevereiro e maio. Nas primeiras, serão criadas equipas multidisciplinares para a realização de missões e desafios com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que poderão ser de implementação local ou global, através do online. Algumas sessões poderão incluir convidados especiais para partilha de testemunhos inspiradores.

Esta é mais uma oportunidade que a Fundação Calouste Gulbenkian promove junto da sua rede de bolseiros para potenciar o seu talento coletivo, aumentar a sua confiança como agentes de transformação e ajudá-los a desenvolver competências para a criação de uma comunidade com impacto na sociedade.

Virgílio Varela é consultor e formador certificado, tendo trabalhado em países como Portugal, Espanha, Polónia, Cabo Verde, Letónia, Brasil, Alemanha e Reino Unido. No seu trabalho integra a intuição, a criatividade, o jogo, a sustentabilidade e o pensamento crítico, através de ferramentas transformadoras como o Dragon Dreaming, ABCD, System Thinking, Design Thinking, Open Space Technology e Theory U. Mestre em Educação pela King’s College – University of London, leciona cursos intensivos de Empreendedorismo Social. Tem desenvolvido soluções para organizações como as Nações Unidas ou a Comissão Europeia. Criador do programa Descobertas, cocriador do programa Confiança Criativa e autor da rubrica da RTP África: Inovadores Sociais, é ainda fundador da HumanFleet.