André Baleiro ganha prémio na Alemanha

Prémio talento mais promissor no concurso internacional "Das Lied"

O barítono André Baleiro, antigo bolseiro da Fundação Gulbenkian, ganhou o prémio de talento mais promissor no concurso internacional Das Lied na Alemanha. A distinção foi atribuída também a Modestas Sedlevicius, da Lituânia, de acordo com a organização.

A quinta edição do Das Lied decorreu de 1 a 4 de março em Heidelberg, onde os primeiros três premiados vão atuar em abril.

A competição Das Lied “procura enfatizar e desenvolver ‘lied’ como um género musical”, pode ler-se na página da organização, que salienta que pretende oferecer aos organizadores de eventos e agentes uma “oportunidade não-vinculativa de avaliar jovens artistas e novas vozes num ambiente competitivo com um júri de alto calibre”.

Nascido em Lisboa, André Baleiro estudou na Universidade das Artes de Berlim e foi bolseiro da Fundação Walter & Charlotte Hamel (Hanôver) e da Fundação Calouste Gulbenkian. O cantor venceu, no ano passado, o concurso internacional Robert Schumann, em Zwickau, na Alemanha, e foi distinguido com o primeiro prémio no concurso de canto lírico da Fundação Rotária Portuguesa.

 

Ver biografia