21 setembro 2018

A Personagem no novo número da Colóquio/Letras

No dia 3 outubro será apresentada a nova edição seguida da curta-metragem de Carlos Calvet Momentos na Vida do Poeta [Cesariny].

Reúne-se neste número 199 um conjunto de artigos dedicado ao tema da Personagem, acompanhando numa perspetiva teórica o projeto Figuras da Ficção que o Professor Carlos Reis tem vindo a desenvolver.

A figuração e a sobrevida da Personagem são os tópicos abordados na edição nº 199 em obras de autores tão diferentes como Herculano, Abelaira, Lobo Antunes ou Lídia Jorge, ou na passagem da literatura para o cinema.

Fora deste núcleo, podemos destacar o texto de Sandra Guerreiro Dias sobre Cesariny enquanto ‘performer’; o de Joana Matos Frias, que escreve sobre a linguagem, entre a publicidade e a poesia, em Armando Silva Carvalho; um breve ensaio de Eduardo Lourenço sobre a génese dos heterónimos pessoanos; e, por fim, a poesia de Ramiro S. Osório.

Os separadores e a capa são da autoria de Jorge Queiroz.

Neste Ano Europeu do Património Cultural, a revista inclui um suplemento com textos de Guilherme d’Oliveira Martins, Vítor Serrão, Carlos Fiolhais e Helena Carvalhão Buescu. O tópico ganhou uma infeliz atualidade com o recente incêndio do Museu Nacional do Brasil, que constituiu uma perda irreparável para a História dos nossos dois países.

A sessão de apresentação do volume terá lugar no dia 3 de Outubro, às 18h00, no Auditório 3, com as presenças de Guilherme d’Oliveira Martins, Nuno Júdice e Carlos Reis. Será exibida a curta-metragem de Carlos Calvet Momentos na Vida do Poeta [Cesariny] (1964).