A maior aula de judo do Mundo

com Nuno Delgado

A Escola de Judo Nuno Delgado, apoiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, irá promover “A Maior Aula de Judo do Mundo”, um encontro que pretende juntar no Terreiro do Paço, no dia 11 de Junho de 2011, o mais número possível de atletas para uma aula de judo. A apresentação do projecto aconteceu no passado dia 10 de Junho, por ocasião da Taça do Mundo de Seniores, disputada  no Campo Pequeno, e contou com a participação de cerca de 300 convidados.

Esta iniciativa tem por objectivo a angariação de fundos para a concretização de um programa alargado de responsabilidade social por parte da Escola de Judo Nuno Delgado, que ambiciona chegar a 1200 crianças por ano lectivo, oriundas de contextos onde a exclusão social é uma evidência.

Em 2008, a Escola de Judo Nuno Delgado implementou uma iniciativa semelhante no bairro do Casal da Boba, através do Projecto Geração (também apoiado pela Fundação Gulbenkian), proporcionando aos alunos do Agrupamento de Escolas Miguel Torga a oportunidade de aprender esta arte marcial, numa perspectiva de promoção da educação para a cidadania através dos valores inerentes à modalidade.

O que se pretende agora é levar este modelo a outras escolas e abranger o maior número de crianças possível, promovendo a integração social.

São parceiros da iniciativa “A Maior Aula de Judo do Mundo” a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, o Instituto Português da Juventude, a Câmara Municipal de Lisboa, a Unilever Jerónimo Martins, a União Europeia de Judo, a Federação Portuguesa de Judo, a Bolsa de Valores Sociais, a RTP e o jornal “A Bola”.

Atualização em 10 Abril 2016