Modelos, Serviços e Sistemas de Saúde

Novos Modelos em Saúde

Promover novos modelos organizativos em saúde, que conduzam a uma alteração de procedimentos e assegurem sustentabilidade, garantindo cuidados inovadores que desafiem os modelos de prestação atuais e contribuam para uma maior participação dos cidadãos na decisão em saúde.


Desenvolvimento de software para o tratamento de crianças com perturbações dos sons e da fala

Laboratório de Fala, Linguagem e Audição da Universidade de Aveiro (SLHlab), 2014

A produção da fala como instrumento de comunicação implica a aquisição de um sistema fonológico estável, em conjunto com a coordenação motora dos órgãos/estruturas responsáveis pela articulação dos sons, nomeadamente a língua, os lábios, o palato (céu da boca) e as bochechas. Geralmente, por volta dos 5 anos de idade, as crianças conseguem produzir e utilizar todos os sons. Contudo, é com alguma frequência que encontramos crianças em que o domínio dos sons não ocorre de forma espontânea, nem dentro da faixa etária esperada.

Consciente dos benefícios da utilização de software em Terapia da Fala, o Laboratório de Fala, Linguagem e Audição da Universidade de Aveiro (SLHlab) pretende desenvolver software para ser utilizado como ferramenta em Terapia da Fala no tratamento de crianças (portuguesas e inglesas) com Perturbações dos Sons e da Fala.

Mais informação em: observador.pt

 


Projeto “Formar profissionais de Saúde para o uso da auscultação pulmonar computorizada”

Laboratório de Fisioterapia Cardio-Respiratória, Universidade de Aveiro, 2014

O objetivo deste projeto é disponibilizar um software de auscultação pulmonar computorizada possível de ser usado na prática clínica e na formação de profissionais de saúde, para diagnosticar e monitorizar a situação respiratória de doentes com tipos vários de patologia pulmonar, com especial ênfase em populações pouco colaborantes (e.g. crianças e adultos com problemas de saúde mental como o autismo e a demência) e em locais em que outros recursos médicos sejam escassos.

Mais informação em: uaonline.ua.pt