Uma Obra em Foco. Moedas Gregas Antigas. Electro de Cízico (c. 550 – c. 330 a.C.)

Iniciativa «Uma Obra de Arte em Foco»

Com o intuito de destacar e dar a conhecer novas obras de arte ao público, o Museu Calouste Gulbenkian decidiu implementar uma iniciativa denominada «Uma Obra de Arte em Foco», que, tal como está implícito no título, focava uma peça ou um conjunto de peças que, por razões várias, não foram incluídas na mostra permanente inicial do Museu.
The Calouste Gulbenkian Museum launched the “A Work in Focus” initiative in order to showcase and introduce lesser-known artworks to the public. As the name suggests, the initiative focused on an artwork or a collection of works which, for whatever reason, had not been included in the museum’s original permanent display.

A iniciativa denominada «Uma Obra em Foco», como o título sugere, põe em destaque uma peça ou um conjunto de peças da Coleção que, por razões de ordem diversa, não foram incluídas na mostra permanente do Museu Calouste Gulbenkian (MCG). Entre 11 de fevereiro e 22 de junho de 2003, na Sala 2 do Museu Calouste Gulbenkian, foi posto «em foco» um conjunto de cerca de 40 moedas gregas antigas, datadas de entre c. 550 e 330 a.C., provenientes da cidade de Cízico.

Esta breve mostra foi integrada na iniciativa que assinalou a presidência grega da União Europeia e envolveu diversos museus. O diretor do MCG, João Castel-Branco Pereira, foi contactado por Angelos Delivorrias, diretor do Museu Benaki (de Atenas), cuja proposta consistia na realização de uma exposição de pequenas dimensões dedicada à arte grega e que proporcionaria «an opportunity for the display of objects in your possession which are not on permanent view» (Ofício de Angelos Delivorrias para João Castel-Branco Pereira, 29 jan. 2002, Arquivos Gulbenkian, MCG 03609).

As moedas de electro de Cízico, de uma liga de ouro e prata, são decoradas no anverso com figuras de heróis de temas religiosos ou mitológicos e uma tipologia singular em que «o tipo de fabrico, com flans espessos e globulosos, de contorno com frequência algo irregular, a técnica incusa do reverso e o seu motivo, um quadrado quadripartido, são facetas primitivas que persistiram praticamente inalterad[a]s» (Uma Obra em Foco. Moedas Gregas Antigas. Electro de Cízico (c. 550-c. 330 a.C.), 2003).

Alguns dos aspetos mais singulares inerentes a esta produção são as soluções encontradas para a resolução de certos problemas formais ligados à arte arcaica, como o da representação humana. Estas resoluções podem ser observadas em exemplos em que a figura humana se encontra «com o tronco visto de frente e a cabeça e os membros inferiores de perfil, através da solução de abertura dos braços, bem separados, para a esquerda e para a direita», ou então na «chamada postura de "corrida ajoelhada" […] com ambas as pernas flectidas, em que o lado oposto ao do sentido do movimento exibe joelho a pouca distância do solo» (Ibid.).

A mostra contou com a participação de Mário de Castro Hipólito, assessor do MCG e especialista em moedas gregas, que já havia colaborado em 1976 na organização da exposição «Colecção Calouste Gulbenkian. Moedas Gregas», que proporcionou ao público, pela primeira vez, a apresentação da totalidade da coleção de moedas gregas pertencentes ao empresário e colecionador arménio. Além da sua colaboração na organização da exposição acima referida, Castro Hipólito foi também o autor da publicação de A Catalogue of the Calouste Gulbenkian Collection of Greek Coins, um catálogo-guia da coleção de moedas gregas antigas em ouro da Coleção Gulbenkian, disponível na Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. 

Deve-se também a Mário de Castro Hipólito a autoria do folheto desta «obra em foco». Editado em português e inglês, o texto do folheto traça a história e as origens da moeda, fazendo referência à produção de Cízico e à sua importância, analisando posteriormente alguns dos seus aspetos artísticos e a própria técnica de cunhagem a martelo. Descritas como «verdadeiros retratos monetários», as moedas gregas antigas apresentadas visaram oferecer ao público a oportunidade de contemplar algumas das peças mais emblemáticas reunidas por Calouste Gulbenkian (Ibid.).

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Coleção Gulbenkian

Desconhecido

c. 550-500 a.C / Inv. N608

Desconhecido

c. 550-500 a.C / Inv. N611

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c. 550-500 a.C / Inv. N615

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c. 500-450 a.C / Inv. N616

Desconhecido

c. 500-450 a.C / Inv. N617

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c. 500-450 a.C / Inv. N620

Desconhecido

c. 500-450 a.C / Inv. N621

Desconhecido

c. 500-450 a.C / Inv. N623

Desconhecido

c. 500-450 a.C / Inv. N624

Desconhecido

c. 450-400 a.C / Inv. N628

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c. 450-400 a.C / Inv. N629

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c. 450-400 a.C / Inv. N631

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c. 450-400 a.C / Inv. N633

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c. 450-400 a.C / Inv. N634

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c. 450-400 a.C / Inv. N636

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c. 450-400 a.C / Inv. N637

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c. 450-400 a.C / Inv. N638

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c. 450-400 a.C / Inv. N639

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c. 450-400 a.C / Inv. N640

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c. 450-400 a.C / Inv. N641

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c. 450-400 a.C / Inv. N643

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c. 400-330 a.C / Inv. N646

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c. 400-330 a.C / Inv. N647

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c. 400-330 a.C / Inv. N650

Desconhecido

c. 400-330 a.C / Inv. N651

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c. 400-330 a.C / Inv. N652

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c. 400-330 a.C / Inv. N653

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c. 400-330 a.C / Inv. N654

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c. 400-330 a.C / Inv. N655

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c. 400-330 a.C / Inv. N656

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c. 400-330 a.C / Inv. N657

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c. 400-330 a.C / Inv. N658

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c. 400-330 a.C / Inv. N659

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c. 400-330 a.C / Inv. N661

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c. 400-330 a.C / Inv. N664

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c. 400-330 a.C / Inv. N665

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c. 400-330 a.C / Inv. N666

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c. 400-330 a.C / Inv. N669

Desconhecido

c. 400-330 a.C / Inv. N670


Publicações


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03609

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém um ofício enviado pelo diretor do Benaki Museum de Atenas ao diretor do Museu Calouste Gulbenkian e um recorte de imprensa. 2009 – 2003


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