Uma Obra em Foco. Antoine Watteau (1684 – 1721) na Colecção Calouste Gulbenkian

Iniciativa «Uma Obra de Arte em Foco»

Com o intuito de destacar e dar a conhecer novas obras de arte ao público, o Museu Calouste Gulbenkian decidiu implementar uma iniciativa denominada «Uma Obra de Arte em Foco», que, tal como está implícito no título, focava uma peça ou um conjunto de peças que, por razões várias, não foram incluídas na mostra permanente inicial do Museu.
The Calouste Gulbenkian Museum launched the “A Work in Focus” initiative in order to showcase and introduce lesser-known artworks to the public. As the name suggests, the initiative focused on an artwork or a collection of works which, for whatever reason, had not been included in the museum’s original permanent display.

A iniciativa denominada «Uma Obra em Foco», como o título sugere, põe em destaque uma peça ou um conjunto de peças da Coleção que, por razões de ordem diversa, não foram incluídas na mostra permanente do Museu Calouste Gulbenkian (MCG).

O pequeno núcleo de obras pertencentes ao artista francês Antoine Watteau (1684-1721), mais propriamente um desenho e uma pintura que correspondem a um período de maior maturidade da sua produção artística, constituiu um complemento da exposição «Conceber as Artes Decorativas. Desenhos Franceses do Século XVIII», no âmbito da iniciativa «Uma Obra em Foco». A acompanhar as obras de Watteau, o MCG disponibilizou igualmente «dois sumptuosos volumes contendo a sua obra gravada por diferentes mestres da época, publicados alguns anos após a morte do artista por iniciativa de Jean de Jullienne, um dos seus patronos e mais fiéis amigos» (Comunicado de imprensa, 2006, Arquivos Gulbenkian, MCG 03192).

Esta breve mostra, coordenada pelas conservadoras do MCG, Luísa Sampaio e Manuela Fidalgo, apresentou o trabalho de um «dos maiores génios da pintura francesa do século XVIII», que já havia sido previamente apresentado ao público na exposição «Conceber as Artes Decorativas», patente na Galeria de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian, em 2005.

A obra de Antoine Watteau, considerada «inovadora temática e tecnicamente», reflete em grande medida a sua estreita convivência com outros artistas, também eles representados na exposição dedicada às artes decorativas franceses de Setecentos. É o caso de Claude Gillot (1673-1722), o seu primeiro mestre na cidade parisiense, Claude Audran III (1658-1734), que lhe proporcionou um conhecimento alargado sobre grandes mestres, e Gilles-Marie Oppenord (1672-1742), com quem estabeleceu fortes laços profissionais e amigáveis (Newsletter. Fundação Calouste Gulbenkian, n.º 67, out. 2005, p. 11).

Para complementar a mostra, e à semelhança do que sucedeu nas edições anteriores da iniciativa «Uma Obra em Foco», foi publicado um folheto, redigido pelas conservadoras Manuela Fidalgo e Luísa Sampaio, editado em português e inglês.

Joana Atalaia, 2019


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

L' Oeuvre d' Antoine Watteau, peintre du Roy, en son Académie Roïale de Peinture et Sculpture. Gravé d' après les tableaux et desseins originaux tirez du Cabinet du Roy et des plus curieux de l 'Europe par les soins de M. de Jullienne.

Antoine Watteau (1684-1721)

L' Oeuvre d' Antoine Watteau, peintre du Roy, en son Académie Roïale de Peinture et Sculpture. Gravé d' après les tableaux et desseins originaux tirez du Cabinet du Roy et des plus curieux de l 'Europe par les soins de M. de Jullienne., S. d. [1735] / Inv. LA124A/B

Retrato

Antoine Watteau (1684-1721)

Retrato, c. 1720 / Inv. 530

Três Estudos da Cabeça de uma Jovem

Antoine Watteau (1684-1721)

Três Estudos da Cabeça de uma Jovem, Inv. 2300


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Museu Calouste Gulbenkian), Lisboa / MCG 03192

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém texto para divulgação e newsletter da Fundação Calouste Gulbenkian. 2005 – 2006

Arquivo Digital Gulbenkian, Lisboa / ID: 22859

Coleção fotográfica, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 2005


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