Carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.
  • Outros Eventos

Coleção Meninos Especiais

Com a presença dos escritores Ana Zanatti, Isabel Stilwell e Afonso Reis Cabral

Quando

Seg, 24 outubro 2016
18:00 até 19:00

Onde

Edifício Sede – Sala 1
Av. de Berna, 45A , Lisboa
217 823 000
Google Maps »

Bilhetes

Entrada livre

A 4.ª coleção dos livros “Meninos Especiais”, uma iniciativa da Pais-em-Rede com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, apresenta três novas histórias infantis sobre crianças com vários tipos de incapacidades, assinadas por Isabel Stilwell, Ana Zanatti e Afonso Reis Cabral e com ilustrações de Madalena Braga, Madalena Bastos e Carla Isidro. Baseados em meninos reais, estes livros infantis pretendem explicar como é viver com um Atraso Global de Desenvolvimento, com Síndrome X Frágil ou com uma Patologia Não Diagnosticada. O objetivo é que todas as crianças que os lerem consigam perceber que estas limitações dificultam qualquer aprendizagem no dia-a-dia escolar e requerem uma maior inclusão.

Isabel Stilwell escreveu a história do Afonso, um menino com Atraso Global de Desenvolvimento, que Madalena Braga ilustrou, retratando a forma como todos os dias surpreende os que estão à sua volta. Através do Cavaleiro e da Sereia o Afonso consegue vencer . Ana Zanatti criou a história do Alexandre que tem Síndrome X Frágil, e Madalena Bastos deu-lhe forma, retratando a história de um menino rodeado de amor, que embora atrapalhado pelo “X” participa em todas as atividades e faz de cada passo uma nova vitória. Por último, Afonso Reis Cabral e Carla Isidro cuidaram da história do João, um menino que sofre de uma Patologia não diagnosticada que dificulta qualquer aprendizagem. O João, apaixonado pela música, levou dez anos para aprender a andar, mas todos os dias tenta superar-se com o apoio dos pais e dos irmãos.

A Pais-em-Rede é uma associação criada em 2008 por um grupo de pais dispostos a lutar pela inclusão dos seus filhos com deficiência. Nesta coleção “Meninos Especiais”, já estão publicados nove livros, criados respetivamente por Alice Vieira/Paulo Guerreiro, Luísa Ducla Soares/Ana Ferreira, Luísa Beltrão/Tânia Bailão Lopes, Afonso Cruz/Marta Leite, José Luís Peixoto/Vasco Gargalo, Teolinda Gersão/Carolina Arbués Moreira, Isabel Minhós/Vasco Gargalo, Rita Ferro/ Rita Vasconcellos e Rui Zink/Paula Delecave, que retrataram histórias de crianças com trissomia 21, autismo, paralisia cerebral, hiperatividade, síndrome de Cornélia de Lange, surdocegueira e síndromes de Asperger, Pitt Hopkins e Morsier. Os autores participam neste projeto probono e o valor das receitas é utilizado pela Pais-em-Rede no fortalecimento da rede de núcleos em todo o país e na criação de respostas inovadoras inclusivas. 

Todos os livros “Meninos Especiais” podem ser adquiridos diretamente à Associação Pais-em-Rede, pelo email: geral@paisemrede.pt

Em agenda