Livro de autor: da sala de aula para casa

Propostas que começaram por ser ideias para professores do 1º e 2º ciclos aplicarem na sala de aula, mas que podem ser aproveitadas para famílias com crianças e jovens dos 6 aos 12 anos

O livro de autor, ou livro de artista, começou com William Blake, no século XVIII. Este foi o primeiro artista a pensar o livro como suporte para uma obra de arte. Desde então, e até aos nossos dias, muitos autores têm pensado esse objeto como meio para o seu trabalho, desafiando os conceitos de forma e conteúdo. Além de abordar a temática do livro de autor, este conjunto de vídeos apresenta de forma muito prática diferentes tipos de construção, ensinando a fazer um livro pop-up, um leporello, um livro instantâneo ou uma encadernação japonesa.

Palavras-chave: escrita, ilustração, leitura, livro, narrativas

Conceção e orientação: Ana João Romana
Realização e produção: Tiago Augusto

 

Episódio 1 – Livro de autor
Download do guião
Episódio 2 – Livro pop-up
Download do guião
Episódio 3 – Leporello
Download do guião
Episódio 4 – Livro instantâneo
Download do guião
Episódio 5 – Encadernação japonesa
Download do guião

 

Videotutorias inseridas no Projeto Pequeno Grande C, da Fundação Calouste Gulbenkian. Um projeto dirigido às escolas do 1º e 2º ciclos do ensino básico (jovens entre os 6 e os 12 anos de idade), convidando a concorrer com uma obra original – um livro de autor – produzida em contexto escolar por professores e alunos. Cada livro constituía um objeto único a concurso com três variantes de análise, ou seja, três atividades criativas: a construção do livro propriamente dito, a criação de uma narrativa e a respetiva ilustração. Este concurso teve início no ano letivo de 2011-12, terminando em 2015-16.