Escrever sobre mim: videotutorias para jovens

Como pôr os jovens a escrever? Como pôr os jovens a escrever de uma forma que não seja penosa e dolorosa para eles, mas também para os pais e professores.

É difícil ultrapassar o “nunca está bem”, que inibe os jovens que não querem fazer, que depois dizem que não sabem, e que depois já não fazem mesmo. Essa é uma das razões que nos levou a realizar estas videotutorias, partilhar estratégias e exercícios que permitam escrever muito, não em dimensão, mas muitas, muitas, muitas vezes, até que a cadência desta atividade se transforme numa rotina, até que a produção escrita deixe de ser um bicho, uma coisa muito assustadora, para ser algo que se sentem capazes de fazer e de fazer bem.

Palavras-chave: escrita, leitura, narrativas

Conceção e orientação: Maria Bárcia, Maria Gil
Realização e produção: Vende-se Filmes

 

Apresentação
Episódio 1 – Ritual
Episódio 2 – Escrever antes de ler
Episódio 3 – Autobiografias

 

Videotutorias inseridas no projeto 10×10, da Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto piloto fomentou a colaboração entre artistas e professores de diversas disciplinas do ensino secundário, com o objetivo de desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes na captação de atenção, motivação e envolvimento dos alunos em sala de aula. Teve início no ano letivo de 2012/13 e prolongou-se até ao ano de 2016/17.