Desafios passo-a-passo

Estas ideias são fáceis, divertidas e podem ser feitas com os materiais que tiver em casa. Desenvolvidas tendo em conta os interesses das diferentes faixas etárias, explore estas propostas originais e mantenha toda a família entretida nestes dias de isolamento. No final, não se esqueça de partilhar connosco os resultados desses momentos criativos, através do do e-mail [email protected] ou das redes sociais, usando os hashtags #gulbenkian #passoapasso. 

Histórias ao cubo

Lançamos mais um desafio criativo para explorarem, sozinhos ou em grupo, algumas obras do Museu Calouste Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna. Queremos que contem as vossas próprias histórias! Para isso, basta imprimir e montar três cubos de papel e dar largas à imaginação.

Dança de gestos mínimos

Para as famílias, propomos um desafio criativo para todas as idades que se pode fazer em qualquer altura, em qualquer lugar. Basta selecionar seis obras do Museu Gulbenkian ou do Centro de Arte Moderna, lançar o dado e, inspirado/a nos gestos das personagens que habitam as obras, dançar até criar uma coreografia.


Anima-sons

Neste desafio, vamos inspirar-nos em algumas peças da Coleção do Fundador e aprender a construir um ser sonoro. Por fim, vamos dar-lhe vida através da técnica do stop motion. Mas o que será um ser sonoro? Vamos descobrir!

Cadavre exquis: as mãos «cá de casa»

O cadavre exquis é um jogo coletivo inventado pelos artistas surrealistas. Neste desafio, convidamos as mãos “aí de casa” a construírem através do desenho o seu cadavre exquis a partir de uma obra do Museu Gulbenkian. Aceitam o desafio?

É obra de arte caseira!

E se pudéssemos entrar na cabeça de um artista por uns momentos? Neste desafio, a ideia é seguir as instruções e usar a criatividade para recriar algumas obras das nossas Coleções com objetos do dia-a-dia.

Suminagashi e variações

Suminagashi é uma técnica originária do Japão que significa tinta flutuante/a flutuar. E é exatamente isso que propomos fazer nesta atividade: colocar tinta a flutuar, e depois agarrá-la com a nossa folha de papel!

Um laboratório na cozinha

Neste desafio, vamos transformar a nossa cozinha num laboratório e fazer tintas de várias cores usando ingredientes que todos temos em casa. Uma ideia sustentável e divertida para passar uma tarde em família.

Um autorretrato por dia, não sabes o bem que te fazia

Para estes tempos de quarentena, temos uma ideia: fazer um autorretrato por dia. E não se esqueçam de pôr a data, para mais tarde recordar! São vários os desafios que propomos.

Aguarelário I: começar

Desafios para experimentar diferentes técnicas e processos, descobrir as cores e as muitas misturas de aguarelas. Então vamos meter água, dar-lhe cor e salpicar muitas ideias por aí!

Aguarelário II: pintar uma árvore

Vamos continuar a meter água, mas no bom sentido! Neste laboratório, vamos complicar um pouco mais (mas não muito!). Vamos continuar a experimentar diferentes técnicas e processos, mas desta vez vamos pintar uma árvore. Preparados?!

Sem prego, nem estopa: desafios de equilíbrio e puzzles

Vamos agarrar em objetos que temos em casa e que usamos no dia a dia: molas da roupa, cápsulas de café, formas pequenas, tampas, clips… e com isso vamos fazer o jogo do equilíbrio... e puzzles!

 


Vamos continuar a descobrir

Agora que já conhece os Desafios passo-a-passo, explore as nossas Videotutorias e aprenda novas técnicas ou deixe-se levar pela magia das nossas Histórias cantadas e contadas. Conheça as nossas sugestões para desfrutar dentro de portas, sozinho ou em família.

Saber mais