Construção de narrativas: da sala de aula para casa

Propostas que começaram por ser ideias para professores do 1º e 2º ciclos aplicarem na sala de aula, mas que podem ser aproveitadas para famílias com crianças e jovens dos 6 aos 12 anos

Incentivar as crianças e jovens para a escrita nem sempre é tarefa fácil. É preciso muita energia para ultrapassar certos bloqueios, entre eles o medo da folha em branco. A partir destas videotutorias poderá experimentar – em família (ou em sala de aula, se for professor) – várias ferramentas e dispositivos para “massajar a criatividade”, introduzindo no processo de escrita um caráter lúdico que pode facilitar a concretização dos objetivos. O importante muitas vezes é encontrar pontos de partida estimulantes. Descobrirá que podemos escrever a partir de palavras, de letras, de imagens, de sons, e que o treino é tão importante como em qualquer outra tarefa. Uma longa viagem pelas possibilidades da escrita criativa!

Palavras-chave: escrita, ilustração, leitura, livro, narrativas

Conceção e orientação: Catarina Requeijo 
Realização e produção: Tiago Augusto

 

Episódio 1 – Introdução
Download do guião
Episódio 2 – Limitar para libertar
Download do guião
Episódio 3 – Ginásio da escrita
Download do guião
Episódio 4 – Inventar histórias
Download do guião
Episódio 5 – Príncipes e dragões
Download do guião
Episódio 6 – Personagens de carne e osso
Download do guião

 

Videotutorias inseridas no Projeto Pequeno Grande C, da Fundação Calouste Gulbenkian. Um projeto dirigido às escolas do 1º e 2º ciclos do ensino básico (jovens entre os 6 e os 12 anos de idade), convidando a concorrer com uma obra original – um livro de autor – produzida em contexto escolar por professores e alunos. Cada livro constituía um objeto único a concurso com três variantes de análise, ou seja, três atividades criativas: a construção do livro propriamente dito, a criação de uma narrativa e a respetiva ilustração. Este concurso teve início no ano letivo de 2011-12, terminando em 2015-16.