A ‘Morfogénese musical’ na Semana da Ciência e Tecnologia

De 21 a 27 de novembro de 2016, a ‘Morfogénese musical’ vai marcar presença na Semana da Ciência e Tecnologia. Esta semana permite que instituições científicas, universidades, escolas e museus abram as portas, proporcionando ao público oportunidades de estar em contacto com a ciência e os seus principais atores. Sob a orientação duma cientista, pode visitar a ‘Morfogénese Musical’ de segunda a domingo (exceto terça-feira), das 12:00 às 14:00 e das 15h00 às 18h00. Para mais informações contacte [email protected] ou 210028130.






Baseada num modelo matemático, esta instalação convida-o a uma viagem sensorial para explorar a interação dinâmica que se estabelece entre genes e proteínas durante a formação da pétala de uma flor. Ao som de uma banda sonora ‘genética’, poderá ativar ou inativar genes em diferentes alturas e verificar se a sua intervenção afeta ou não o desenvolvimento das pétalas da erva estrelada (nome científico: Arabidopsis thaliana).
A ‘Morfogénese Musical‘ resulta de uma parceria entre cientistas, músicos, arquitetos, engenheiros e comunicadores de ciência, numa colaboração entre a Fundação Calouste Gulbenkian – Instituto Gulbenkian de Ciência e Gulbenkian Descobrir – e o Vitruvius FabLab – ISCTE-IUL.