Laboratórios artísticos no Museu Gulbenkian

Especial verão

O verão costuma ser período de descanso, de tempos mortos e mornos, de sol na pele, de vontade de pouco fazer e muito fruir. No Museu Gulbenkian, o verão é, por isso, tempo de laboratórios artísticos, de oficinas criativas de cinco dias intensos, durante os quais a experimentação, os processos artísticos e a criatividade são as linhas mestras. No ano em que celebramos os 150 anos do nascimento do Sr. Gulbenkian e os 50 anos do edifício do Museu, resolvemos repensar temas e desafios, refletindo sobre o nosso papel na educação artística e na sociedade. Temos, assim, três palavras a orientar o nosso trabalho: decrescer, sonhar e construir.
Com estes três motes, organizámos diferentes propostas de laboratórios semanais: vamos pensar-fazendo, criar-refletindo, sonhar-desafiando, a partir da riqueza e diversidade das coleções das exposições e do Jardim Gulbenkian. Temos vontade de regressar às raízes, de recuperar o saber-fazer e o construir, de sonhar e romper as amarras da realidade de todos os dias, com a ajuda dos artistas e das suas práticas, e, sobretudo, de desacelerar e reduzir, para melhor reparar no que nos rodeia e fruí-lo plenamente. Os laboratórios deste ano são uma alternativa ao bulício e à correria, um convite a usar as mãos e a dar poder à imaginação. É pelo sonho que vamos.

De 1 de julho a 6 de setembro de 2019, de segunda a sexta-feira das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:30, para crianças e jovens dos 5 aos 15 anos.


INFORMAÇÕES ÚTEIS
Possibilidade de acompanhamento à hora do almoço, no valor extra de 15€/semana (bilhetes à venda online e nas bilheteiras). Não se fornece almoço. Recomenda-se trazer almoço-piquenique, lanche para o meio da manhã/tarde, água e chapéu. 
Assegura-se o acolhimento das crianças das 09:00 às 09:45 no Edifício Sede da Fundação. A partir dessa hora até ao início da atividade, o ponto de encontro será no Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna, bem como na hora de almoço e final do laboratório.

Acompanhamento à hora de almoço

 

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se no direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante os vários eventos ‘Laboratórios artísticos’, para a difusão e preservação coletiva da memória da sua atividade cultural e artística.

Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de privacidade@gulbenkian.pt