Dança de gestos mínimos

Desafio passo-a-passo

Os setores educativos do Museu Calouste Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna convidam-te a dançar as suas coleções. Para isso desafiaram a mediadora Susana Quaresma a construir um desafio que achamos que vais gostar — fazer uma dança de gestos mínimos!
Segue os passos da Susana e constrói a tua coreografia inspirada nos gestos das muitas personagens que habitam as obras do Museu Calouste Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna. No final, podes dar um nome à tua dança, tirar fotografias, fazer um vídeo ou mesmo um desenho, e partilhar com quem gostas. Podes também partilhar connosco usando #gulbenkian #desafio #passoapasso.

O que precisamos?

– Folha de papel
– Ficha de apoio (opcional)
– Impressora (para imprimir ficha de apoio)
– Lápis ou caneta
– Dado
– Telemóvel ou máquina fotográfica

 

Descarregar Ficha de apoio

1. Escolher seis imagens

Que obras te chamam à atenção? Quais são as tuas preferidas? Escolhe seis obras e enumera-as de 1 a 6. Para isso, podes utilizar a ficha de apoio ou escrever um número, junto do título de cada obra numa folha de papel. Olha com atenção e identifica os gestos das personagens que habitam estas obras. Repara na posição das mãos, da cabeça e do corpo.

 

E não te esqueças, para além destas, existem centenas de outras obras para explorar no Museu Calouste Gulbenkian e no Centro de Arte Moderna!

 

2. Lançar o dado para criar uma sequência aleatória

O dado deverá ser lançado seis vezes (ou mais) e o algarismo que sair deverá ser registado por ordem na ficha de apoio, numa folha de papel ou mesmo no telemóvel.  Se a mesma obra sair mais do que uma vez, não faz mal! A dança muitas vezes é feita de repetições.

 

3. Dançar uma sequência de gestos

Em seguida, poderão escolher uma música para dançar esta sequência ou então dança-la em silêncio, só com o som da respiração.
Esta é a dança de gestos mínimos da Susana Quaresma! Conseguem descobrir quais foram as obras que a Susana escolheu?

 

4. Registar e partilhar!

No final, podes partilhar com quem gostas. E também partilhar connosco usando #gulbenkian #desafio #passoapasso.

 


Explorar mais desafios

Depois de criar uma (ou várias) coreografias de gestos mínimos, aproveite para explorar os restantes Desafios que temos para si. Pode também assistir às Visitas Digitais ou deixar-se levar pela magia das nossas Histórias cantadas e contadas. Conheça as nossas sugestões para desfrutar dentro de portas, sozinho ou em família.

Saber mais