FCG Secção: Atividades Educativas

Semifinal FameLab Portugal

O mais popular concurso internacional de comunicação científica dirigido ao grande público está de volta. A semifinal é dia 22 de abril, das 11:00 às 17:00.

O FameLab pretende estimular a boa comunicação de temas científicos, despertar a curiosidade dos públicos por essas matérias e desenvolver as competências daqueles que já demonstram ter interesse e talento para a divulgação da ciência.

Na primeira fase de seleção, com base nos vídeos realizados pelos candidatos, que tiveram apenas 3 minutos para demonstrar as suas capacidades para comunicar um tema científico da sua escolha, recorrendo sobretudo à palavra e ao gesto, foram selecionados 25 candidatos para a semifinal do concurso. Assim, perante um júri e uma audiência, os candidatos disporão, uma vez mais, de 3 minutos para proceder à comunicação do seu tema, em palco. O conteúdo da apresentação, a clareza com que o tema é apresentado e o talento demonstrados pelo candidato nesta prestação pública constituem os critérios fundamentais para a apuração dos finalistas.

Os apurados receberão uma formação intensiva, na Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 29 e 30 de abril, com um especialista internacional – Malcom Love-, que os irá preparar para a final do concurso, a qual tem lugar a 14 de maio, no Pavilhão do Conhecimento Ciência Viva.

O finalista selecionado irá representar Portugal nas finais internacionais no Reino Unido, que têm lugar durante o Cheltenham Science Festival, entre 6 a 11 de junho de 2017. 

 

PROGRAMA

11:00: palavras de abertura por Carlos Fiolhais
11:15 – 12:15: comunicações dos semifinalistas 
Ana Bárbara Pereira, Ana Marta Capaz, Ana Martins, Hugo Bettencourt, Inês de Freitas, Raquel  Silva, Rita Trindade, Rúben Oliveira, Andreia Maia, Carlos Ferreira, Luís Oliveira, Inês Mota, David Bidarra

Intervalo para almoço

14:30 – 15:45: comunicações dos semifinalistas
Ana Margarida Pinto, Cátia Santos, Liliana Teixeira, Helena Calhau, Mónica Ribau, Nádia Santos, Ana Marta Silva, Sagar Pratapsi, Cátia Vilas Boas, Liliane Barroso, Pedro Costa, Maria Inês Dias

15:45 – 16:00: reunião final do Júri, composto por Ana Armada-Moreira, Carlos Catalão, Raquel Oliveira

 

 


Entrada livre, sujeita à lotação da sala e com levantamento de bilhete

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 6 horas

Mínimo de Participantes: 5

Máximo de Participantes: 130

Onde:

Sala: Edifício Sede - Auditório 3

Detalhes da atividade:

Época:

Tipo: