Pintar a manta (em análise)

Visita-oficina criativa

A partir de uma seleção de obras de arte da Coleção do Fundador é-nos proposta uma visita dinâmica e interativa que convoca o corpo em movimento e o desenho das relações que o corpo estabelece com o espaço do Museu e com as obras expostas. O fio condutor do percurso é uma meada de trapilho que liga todos os participantes na travessia da galeria do Oriente Islâmico e das obras que a constituem, com especial enfoque na tapeçaria persa e turca. No extremo oposto desta galeria, espera-nos um tear vertical com uma tela quadriculada na qual cada par de participantes irá inscrever, através de fios coloridos, o seu desenho para a construção deste tapete coletivo, desenvolvendo a motricidade fina de cada um e o trabalho colaborativo a partir da ideia de linha. O tapete realizado será alvo de uma observação e reflexão coletiva.

Conceção e orientação
Joana Andrade e Hugo Barata

 

Sessões acessíveis

As sessões acessíveis são sessões que decorrem numa atmosfera mais descontraída e acolhedora, havendo maior tolerância no que diz respeito ao movimento e ao barulho durante a atividade em causa. Destinam-se a todos os indivíduos e famílias que prefiram ou beneficiem de um ambiente mais descontraído num espaço cultural (por exemplo, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com condições do espectro autista, pessoas com deficiências sensoriais, de comunicação, ou outras). As sessões acessíveis procuram tornar a experiência mais agradável, havendo sempre alguém da equipa para fazer a receção e acompanhamento das pessoas.

 

Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações contacte 217 823 873, ou então, 931 480 060 (Whatsapp).

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se no direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante a Arte Acessível, para a difusão e preservação coletiva da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de privacidade@gulbenkian.pt.

 


Mecenas do Serviço Educativo do Museu

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 60 minutos

Mínimo de participantes: 5

Máximo de participantes: 15

Língua: Português

Onde:

Ponto de encontro: Museu Calouste Gulbenkian - Coleção do Fundador

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Ciclo:

Tipo:

Equipa educacional: