O Museu vai à escola: descobrir a matemática na arte

Visita além-portas

Será que a matemática e a arte estão assim tão afastadas? Ao longo da História sempre houve cruzamentos entre ciência e arte, como podemos constatar pela obra de alguns artistas que aplicaram a matemática ao seu trabalho plástico. Reforçando alguns dos conteúdos abordados nos currículos escolares de cada nível de ensino, e introduzindo conceitos que habitualmente se encontram mais ausentes da esfera curricular, esta sessão, dinamizada na sala de aula por um mediador da equipa educativa do Museu Gulbenkian a partir de obras e artistas da Coleção, imagens e objetos, é uma oportunidade excecional para o cruzamento interdisciplinar e para uma outra forma de ver a matemática.

Palavras-chave
Área, dimensão, escala, espaço, geometria, plano, números racionais e irracionais, simetria, volume

Conceção e orientação
Cecília Costa, Raquel Feliciano, Rita Cortez Pinto


Nota: Requer marcação prévia entre as escolas e as equipas educativas para definir regras e procedimentos. Os mediadores da Fundação Calouste Gulbenkian deverão cumprir os procedimentos definidos pela Direção-Geral da Saúde no âmbito do ambiente escolar. 

Instituição

Data de Marcação

Local

Dados do grupo

 Requer marcação

Entre em contacto connosco para que possamos organizar uma sessão que se adapte às suas necessidades.

Faça o seu pedido de marcação

Sobre a atividade:

Duração: 90 minutos

Mínimo de participantes: 10

Máximo de participantes: 1 turma

Idioma: Português

Preço: 50,00 € (Por sessão)

Detalhes da atividade:

Época:

Ciclo:

Tipo:

Equipa educacional: