O Museu vai à escola: de que nos falam as obras de arte?

Visita além-portas

O que nos diz uma obra de arte? Como a lemos? Que perguntas lhe podemos fazer? Que pontes estabelece entre o passado, o presente e o futuro? Como pode um museu entrar na sala de aula e abrir as janelas à observação, ao pensamento e à criatividade? A partir de uma seleção de obras da coleção do Museu Gulbenkian, esta sessão incide sobre a arte, os processos criativos, o olhar e a perceção, convidando os alunos a observar, a analisar, a discutir e a ler as obras de arte de forma dinâmica, participativa e estimulante. Dinamizada por um mediador da equipa educativa do Museu Gulbenkian, e inspirada nas visitas presenciais «Isto é arte?! Desafios e questões da arte contemporânea» e «Olhar, ver, interpretar», esta atividade realiza-se com recurso a projeção de imagens e observação de objetos e a uma metodologia questionadora e interativa, adaptando-se a diferentes turmas e idades.

Palavras-chave
Cultura visual, interpretação, perceção

Conceção e orientação
Ana Marreneca, Cristina Campos, Maria Remédio, Mariana Abreu, Mariana Oliveira Wemans, Rita Cortez Pinto, Rita Luiz, Susana Quaresma

Para quem?
Escolas da Área Metropolitana de Lisboa


Nota: Requer marcação prévia entre as escolas e as equipas educativas para definir regras e procedimentos. Os mediadores da Fundação Calouste Gulbenkian deverão cumprir os procedimentos definidos pela Direção-Geral da Saúde no âmbito do ambiente escolar, sendo o uso de máscara obrigatório por todos os envolvidos na atividade em questão.

Instituição

Data de Marcação

Local

Dados do grupo

 Requer marcação

Entre em contacto connosco para que possamos organizar uma sessão que se adapte às suas necessidades.

Faça o seu pedido de marcação

Sobre a atividade:

Duração: 90 minutos

Mínimo de participantes: 10

Máximo de participantes: 1 turma

Idioma: Português

Preço: 50,00 € (Por sessão)