Music sketching (Cancelado)

Curso prático

Music sketching concilia a experiência entre o desenho e a música durante um ensaio geral da Orquestra e Coro Gulbenkian. A partir do que se vê (músicos, instrumentos, auditório) e ouve (melodias, silêncios, intensidade), a mão e o lápis dançarão juntos no papel para registar a preparação do concerto, o momento em que se afinam os detalhes, limam as arestas, e se procura alcançar a perfeição.

Conceção e orientação
Mário Linhares

A sessão de dia 11 de março foi cancelada.
Saiba como pedir a devolução dos bilhetes.

Nesta sessão serão utilizados apenas lápis de cor para captar a temperatura musical: tons quentes (amarelos, laranjas e encarnados) e tons frios (azuis, verdes e roxos).

Programa do ensaio:
Inferno, de Nuno da Rocha
Concerto para Piano e Orquestra, em Sol maior, de Maurice Ravel
Daphnis et Chloé: Suite n.º 2, Maurice Ravel

Materiais para esta sessão:
Diário gráfico e lápis de cor

Ao som da Criação de Haydn e inspirados pelos primeiros trabalhos abstratos de Kandinsky, vamos criar novas expressões gráficas, combinando cores e intensidades com as tonalidades musicais.

Programa do ensaio:
A Criação, Hob.XXI:2, de Joseph Haydn

Materiais para esta sessão:
Diário gráfico, lápis de grafite e lápis de cor

A ópera de Tchaikovsky, baseada no romance em verso de Alexander Pushkin, servirá de inspiração para a composição de desenhos em vinhetas, de modo a representar o ensaio como um romance em verso. Todo o trabalho será realizado em caneta preta, lápis de grafite e um lápis de cor a ser escolhido no momento.

Programa do ensaio:
Evgeni Onegin, op. 24, de Piotr Ilitch Tchaikovsky

Materiais para esta sessão:
Diário gráfico, caneta preta, lápis de grafite, lápis de cor

Para cada uma das quatro peças sacras de Verdi, será utilizado um conjunto de cores diferentes para desenhar a orquestra e o coro:

- Ave Maria: azul claro e azul escuro;
- Stabat Mater: laranja e encarnado;
- Laudi alla Vergine Maria: verde escuro e verde claro;
- Te Deum: castanho, laranja e amarelo:

Na última peça (Sinfonia n.º 9, em Ré menor), iremos misturar todas as cores, tentando registar uma sinfonia de modo multicolorido.

Programa do ensaio:
Quatro peças sacras, de Giuseppe Verdi
Sinfonia n.º 9, em Ré menor, de Anton Bruckner

Materiais para esta sessão:
Diário gráfico, caneta preta, lápis de grafite, lápis de cor

 

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se no direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante o ‘Music sketching’, para a difusão e preservação coletiva da memória da sua atividade cultural e artística.
Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de [email protected].

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 3,5 horas

Mínimo de participantes: 8

Máximo de participantes: 20

Idioma: Português

Onde:

Ponto de encontro: Edifício Sede—Grande Auditório

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Ciclo:

Tipo:

Equipa educacional: