Pausa e Variações

Performance / dança

E se a pausa for uma das hipóteses de interação real baseada numa presença fluída? Como podemos ativar o movimento interno? Poderá a paragem ser intrinsecamente dinâmica, em fluxo? Os vários corpos e as suas ações tecem uma rede evolutiva de movimentos em diálogo com a imobilidade. Os corpos empenham-se em atividades, seguem instruções, consideram possibilidades, criam vari(ações) em potência.

Pausa e vari(ações) resulta de um processo colaborativo de criação coreográfica desenvolvido por alunas do 3º ano da Licenciatura em Dança, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Este projeto iniciou-se com o estudo das obras presentes na exposição Pose e Variações. Escultura em Paris no tempo de Rodin, no âmbito da disciplina de Estética e Filosofia da Arte, completando-se e desenvolvendo-se na disciplina de Oficina de Dança, sempre em colaboração com a equipa do Serviço Educativo do Museu Calouste Gulbenkian.
Para este projeto as alunas partiram do conceito de que no princípio do século XX, a dança era frequentemente encarada como escultura animada, prolongando o mito de Pigmalião para os corpos das bailarinas, ao mesmo tempo que, nos salões, se ensaiavam os quadros vivos. A leitura crítica destas atitudes cruza-se com a análise das peças em exibição. Como realizar hoje uma translação da escultura para o corpo que dança? Como tornar a pausa dinâmica? Ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2018, os estudantes exploraram as potencialidades criativas da exposição Pose e Variações. Escultura em Paris no tempo de Rodin, integrando-as na proposta que agora apresentam.

Participantes
Alunas do 3º ano da Licenciatura em Dança da Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
Professora responsável
Maria João Alves
Regente da disciplina
Margarida Moura

Gratuito com levantamento de bilhetes no próprio dia, a partir das 14:00 na receção do Edifício Sede (máximo 2 bilhetes por pessoa). 

 

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se no direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante a atividade Pausa e Variações, para a difusão e preservação coletiva da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de privacidade@gulbenkian.pt.

Próximas sessões

Sobre a atividade:

Duração: 60 minutos

Mínimo de participantes: 10

Máximo de participantes: 40

Língua: Português

Onde:

Ponto de encontro: Galeria Principal - Edifício Sede

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Tipo:

Equipa educacional: