Banda APPDA

Concerto

Um espetáculo musical que nasce do cruzamento entre várias temáticas e géneros musicais, espelho da pluralidade de interesses, gostos e personalidades que compõem esta banda. Entre adaptações de músicas que nos são familiares e originais cheios de personalidade, a improvisação torna cada apresentação numa experiência singular em que todos nós somos convidados a participar.

A Banda da APPDA-Lisboa existe desde 2002, tendo surgido na sequência de um projeto europeu denominado “Uma sociedade para todos”. Desde então, tem vindo a integrar na sua formação diversos jovens e adultos com perturbação do espectro do autismo. Atendendo às necessidades específicas desta população, a banda tem a missão de lhes proporcionar, acima de tudo, bem-estar, ao mesmo tempo que possibilita uma intervenção e sensibilização junto da população em geral acerca desta problemática. Cada atuação da banda é mais um passo no caminho para a inclusão das pessoas com autismo na sociedade, demonstrando as suas competências, capacidade de aprendizagem e voz ativa. O repertório da banda está em permanente construção e conta com originais, covers de pop/rock, jazz e bandas sonoras, sendo inspirado nos interesses e sugestões musicais dos seus elementos. A improvisação tem a dupla função de potenciar formas de comunicação não-verbal e também proporcionar momentos de catarse, possibilitando a expressão daquilo que através das palavras se torna demasiado complexo.

Entrada gratuita, mediante inscrição até dia 20 de março, sujeita a confirmação.

Inscrição

 

Sessões acessíveis

As sessões acessíveis são sessões que decorrem numa atmosfera mais descontraída e acolhedora, havendo maior tolerância no que diz respeito ao movimento e ao barulho durante a atividade em causa. Destinam-se a todos os indivíduos e famílias que prefiram ou beneficiem de um ambiente mais descontraído num espaço cultural (por exemplo, pessoas com défice de atenção, pessoas com deficiência intelectual, pessoas com condições do espectro autista, pessoas com deficiências sensoriais, de comunicação, ou outras). As sessões acessíveis procuram tornar a experiência mais agradável, havendo sempre alguém da equipa para fazer a receção e acompanhamento das pessoas.

 

Para esclarecimento de dúvidas ou mais informações contacte 217 823 873, ou então, 931 480 060 (Whatsapp).

A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se no direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz durante a Arte Acessível, para a difusão e preservação coletiva da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de privacidade@gulbenkian.pt.

Próximas sessões

  • Sáb, 28 Março 2020
    12:00

    Entrada gratuita

Sobre a atividade:

Duração: 60 minutos

Mínimo de participantes: 1

Máximo de participantes: 98

Língua: Português

Onde:

Ponto de encontro: Coleção Moderna (Sala Polivalente)

Abrir Google Maps

Detalhes da atividade:

Época:

Ciclo:

Tipo:

Equipa educacional: