Genética de Populações e da Conservação

Lounes Chikhi

Os dados genéticos e genómicos são influenciados pela história demográfica das populações. Esta história é o resultado de eventos como colapsos populacionais, expansões ou processos de miscigenação. Também envolve a conexão e desconexão das populações (i.e. variação da estrutura populacional). Tais alterações na estrutura e conetividade populacional, podem ter diversas causas, incluindo alterações climatéricas ao longo de períodos curtos ou longos, ou ainda, atividades humanas no passado recente e longinco.

O grupo de investigação de Genética de Populações e da Conservação, liderado por Lounés Chikhi, está interessado em estudar as consequências genéticas de tais eventos. Estão, portanto, interessados nos métodos utilizados para melhorar a compreensão da história evolutiva recente das espécies e no desenvolvimento de novos métodos ou abordagens, para esse fim. Para este grupo de investigação é também de crucial importância, compreender os limites de uso dos dados genéticos ou genómicos como ferramentas inferenciais.

A pergunta que colocam: de tudo o que escrevem e publicam, quão pode realmente ser considerado História, e quão pode ser considerado sólido? Esta é uma questão pragmática aberta, que este grupo como comunidade resiste a considerar.

A aplicabilidade da investigação é diversa. Estudam a espécie humana (e.g. a transição Neolítica na Europa), e diversas espécies em perigo de extinção (e.g. orangotangos, lémures, golfinhos, primatas Africanos) e colaboram em projetos que envolvem espécies domesticadas (e.g. bovinos, ovelhas).

O trabalho que desenvolvem atualmente, envolve trabalho de campo em Madagáscar, Guiné-Bissau e Portugal, e tipificação genética de espécies em perigo e populações (lémures, roedores endémicos e invasores, macaco vermelho colobus, golfinho roaz), análise de dados e simulações. Também têm uma vertente de trabalho analítico, em colaboração com grupos de investigação de Toulouse (ver abaixo).

Este grupo de investigação também está a avançar na utilização de dados genómicos (RAD-seq e sequenciação completa do genoma). Colaboram com o laboratório Evolution & Diversité Biologique, em Toulouse, onde Lounès Chikhi é investigador sénior (Directeur de Recherche) e com colegas de várias instituições fora e dentro de Portugal. Nomeadamente, Reino Unido (Universidade de Cardiff, Universidade de Bristol), França (IMT - Institut de Mathématiques de Toulouse, INSA - Institut National des Sciences Appliquées de Toulouse, INRA - Institut National de Recherche Agronomique), Madagáscar (Univ. Mahajanga, Antanananarivo, Antsirana), ou Malásia (Danau Girang Field Station).

 


Publicações