Inovação

Integrando uma visão ambiciosa de longo prazo, o IGC promove um conjunto de iniciativas dedicadas à transferência de conhecimento e tecnologia. Apoiado pela Câmara Municipal de Oeiras, e em parceria com o ITQB, pretende aumentar o impacto da Investigação na sociedade.

 

Enquadramento e objetivos

O objetivo principal é implementar uma visão integrada de inovação, contribuir para a reputação da marca internacional do IGC e do ITQB NOVA como um cluster líder em investigação biológica e biomédica e inovação.

Esta unidade quer estimular e apoiar a transferência de conhecimento e tecnologia e a inovação; fomentar a criação de parcerias estratégicas, de novos negócios, o empreendedorismo, o licenciamento e a criação de spin-offs, em primeiro plano no IGC e ITQB, na região de Oeiras. Quer ainda atrair parceiros internacionais importantes para transformar descobertas em benefícios tangíveis para a sociedade e resolver os desafios futuros.

 

Estratégia de Inovação

  1. Foco no Plano Estratégico do Instituto Gulbenkian de Ciência (alinhado com a Investigação, Inovação e impacto na Sociedade)
  2. Alinhada com a Estratégia para a Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Oeiras 
  3. Seguindo as boas práticas internacionais
  4. Suportada pela excelência científica das Instituições envolvidas
  5. Potenciando o ecossistema presente no Conselho de Oeiras
  6. Como catalisador de competitividade a nível internacional. 

 

Principais atividades

  • Fornecer apoio aos investigadores em todos os projetos e contratos de inovação relacionados com transferência de conhecimento e tecnologia, com o objetivo principal de realçar o impacto positivo da investigação na vida dos cidadãos.
  • Identificar, avaliar, proteger, desenvolver e comercializar os resultados da investigação, com o objetivo de estabelecer colaborações com empresas, prestação de serviços, licenciamento e criação de spin-off, preenchendo lacuna existentes no mercado.
  • Facilitar a transformação do conhecimento gerado nos laboratórios em produtos e serviços económicos viáveis.