Eventos com Ciência

O IGC promove várias ações que visam aumentar não só o conhecimento, mas promover o espírito crítico e aumentar a confiança e a participação informada dos cidadãos, através de uma opinião fundamentada nos valores da ciência. Estas iniciativas vão desde atividades que possibilitam uma primeira aproximação dos cidadãos à ciência, a iniciativas que promovem um envolvimento mais aprofundado em temas de ciência. Estas ações têm como objetivo contribuir para a construção de uma sociedade mais informada e participativa.

 

Dia Aberto IGC

O Dia Aberto do Instituto Gulbenkian de Ciência é um evento icónico do instituto. Por um dia, o IGC abre as portas ao público, oferecendo aos visitantes a oportunidade de visitar o instituto, conhecer os laboratórios, participar em atividades e jogos promovidos pelos investigadores, conversar com os cientistas e discutir a ciência que é feita no IGC. Este evento decorre de dois em dois anos.

O próximo evento do Dia Aberto IGC será em formato digital, em novembro 2020, mais informações serão disponibilizadas.

2018 – Onde é que a curiosidade te vai levar? (13 outubro)

2016 – Ciência em Zoom (1 outubro)

2014 – Ciência sob construção (11 outubro)

2012 – 50 Anos (2 junho)

2010 – República da Ciência (9 outubro)

2009 – Ciência a fundo (21 novembro)

2008 – eXperimenta com cientistas (11 outubro)

2006 – Destino final: Ciência (13 maio)

2005 – Cientista por um dia (9 abril)

 

 

 

Festival de Música NOS Alive

 

O Instituto Gulbenkian de Ciência tem presença assídua no festival de música NOS Alive, no âmbito da parceria estabelecida em 2007 com a Everything is New, promotora do festival. Todos os anos, ciência e música unem-se durante os dias do festival, resultando numa interação descontraída entre cientistas e festivaleiros através de encontros de speed-dating, atividades práticas e jogos de ciência.

 

 

 

Noite Europeia dos Investigadores

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa europeia que visa aproximar os cidadãos dos investigadores e da ciência que fazem. Em Portugal, várias cidades aderem a esta iniciativa, com eventos de ciência abertos ao público. Os investigadores do Instituto Gulbenkian de Ciência participam anualmente neste evento, com atividades que permitem aos cidadãos explorar os temas de ciência em que trabalham.

 

Semana da Ciência e Tecnologia

Durante a Semana da Ciência e da Tecnologia, que decorre em novembro, instituições científicas, universidades, escolas e museus proporcionam ao público oportunidades de observação científica e de contacto pessoal com especialistas de diferentes áreas do conhecimento. O Instituto Gulbenkian de Ciência participa nesta iniciativa com atividades de ciência para diferentes públicos.