Ciência e Arte

O Instituto Gulbenkian de Ciência é uma das várias organizações internacionais envolvidas na proeminente área da ciência e arte.

 

Projetos de Ciência e Arte

Alagraphy

Alagraphy

ALAgrApHY, nome artístico de Alaa Abi-Haidar, tem um perfil bastante peculiar, é tanto cientista como artista, e fez uma residência artística no IGC em 2019. Desenvolveu a visualização de dados gerados por cientistas do IGC, recorrendo a inteligência artificial. Tem um doutoramento em informática pela Indiana University (EUA) e fez um pós-doutoramento na Universidade Pierre e Marie Curie em Paris.

Artista Visual Simon Bill

Artista Visual Simon Bill

Simon Bill, um artista visual contemporâneo inglês, foi artista residente no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). Preparou diversas peças de Pop Art e deu palestras sobre arte e ciência.

Artista residente Camille Van Lunen

Artista residente Camille Van Lunen

A música compositora e soprano franco-holandesa Camille van Lunen foi artista residente do IGC. Entre Outubro de 2015 e Maio de 2016, Camille trabalhou no ambiente científico e desenvolveu novos projetos musicais em colaboração com os cientistas do IGC.

Morfogénese Musical

Morfogénese Musical

'Morfogénese Musical' é uma instalação interativa que traduz em som e movimento a dinâmica do processo de desenvolvimento de uma flor. O desenvolvimento de um organismo, ou mesmo de um tecido ou órgão, é controlado por vários genes que acabam por funcionar em rede controlando os padrões que levam à formação do organismo.

Morfogenése

Morfogenése

Projeto interdisciplinar, abrangendo várias áreas da cultura, inspirado no ano da Biodiversidade 2010, com o intuito de formar uma rede transnacional, envolvendo a investigação científica, arte e ofícios.

Desenho: Entre Arte e Ciência

Desenho: Entre Arte e Ciência

Durante três semanas em Maio de 2009, Marta de Menezes e Lucy Lyons aprofundaram a compreensão da investigação científica através do desenho de diferentes experiências nos laboratórios. A intenção era revelar a importância do desenho como um instrumento de investigação e a experimentação do artistas em fazer e produzir a obra de arte.