Ciência e Arte
Projetos de Ciência e Arte

Alagraphy
ALAgrApHY, nome artístico de Alaa Abi-Haidar, tem um perfil bastante peculiar, é tanto cientista como artista, e fez uma residência artística no IGC em 2019. Desenvolveu a visualização de dados gerados por cientistas do IGC, recorrendo a inteligência artificial. Tem um doutoramento em informática pela Indiana University (EUA) e fez um pós-doutoramento na Universidade Pierre e Marie Curie em Paris.

Artista Visual Simon Bill
Simon Bill, um artista visual contemporâneo inglês, foi artista residente no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC). Preparou diversas peças de Pop Art e deu palestras sobre arte e ciência.

Artista residente Camille Van Lunen
A música compositora e soprano franco-holandesa Camille van Lunen foi artista residente do IGC. Entre Outubro de 2015 e Maio de 2016, Camille trabalhou no ambiente científico e desenvolveu novos projetos musicais em colaboração com os cientistas do IGC.

Morfogénese Musical
'Morfogénese Musical' é uma instalação interativa que traduz em som e movimento a dinâmica do processo de desenvolvimento de uma flor. O desenvolvimento de um organismo, ou mesmo de um tecido ou órgão, é controlado por vários genes que acabam por funcionar em rede controlando os padrões que levam à formação do organismo.

Morfogenése
Projeto interdisciplinar, abrangendo várias áreas da cultura, inspirado no ano da Biodiversidade 2010, com o intuito de formar uma rede transnacional, envolvendo a investigação científica, arte e ofícios.

Desenho: Entre Arte e Ciência
Durante três semanas em Maio de 2009, Marta de Menezes e Lucy Lyons aprofundaram a compreensão da investigação científica através do desenho de diferentes experiências nos laboratórios. A intenção era revelar a importância do desenho como um instrumento de investigação e a experimentação do artistas em fazer e produzir a obra de arte.