Ciência + Cidadã

Iniciativa que tem como objetivo aproximar a ciência da sociedade.

 

O Programa Ciência + Cidadã – uma iniciativa do IGC, do ITQB NOVA e da Câmara Municipal de Oeiras – que visa aproximar de uma maneira participativa a sociedade de Oeiras da ciência, ao promover:

  1. o diálogo aberto entre cidadãos, cientistas e representantes políticos, através de assembleias cidadãs e outras iniciativas;
  2. uma cidadania ativa, através de projetos de ciência cidadã que envolvem os cidadãos na descoberta da ciência no município e na proteção e preservação dos seus recursos naturais e património biológico.

A principal missão deste programa é ter a ciência como ponto de partida para cidadãos mais informados, participativos na sua comunidade e ativos na construção de um futuro saudável e sustentável. 

 

Assembleias cidadãs

Com o objetivo de aumentar o diálogo entre cientistas, cidadãos e tomadores de decisão, os participantes são convidados a refletir e discutir temas na interseção da ciência e da sociedade.

Projeto Árvore de Carbono

O primeiro projeto de ciência cidadã desenvolvido pelo programa, no qual cientistas-cidadãos investigam a qualidade do ar nas suas comunidades.

 

 

 


Parceiros

Câmara Municipal de Oeiras          ITQB