Sabáticas

O Programa Internacional de Sabáticas “Cátedras de Oeiras” é uma iniciativa do Centro Colaborativo Gulbenkian do IGC, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, que tem como objetivo promover a investigação colaborativa e abordagens multidisciplinares para a resolução de problemas científicos. Este programa permite a permanência no IGC de investigadores de mérito reconhecido internacionalmente que pretendam desenvolver ainda mais as suas atividades científicas no contexto do ambiente altamente colaborativo do instituto.

Os cientistas que desejem passar um período sabático no IGC devem seguir as orientações definidas.

Consultar guidelines Registo

Sabáticos Atuais

Jason Gigley é Professor Associado na University of Wyoming. Interessa-se pelo desenvolvimento da imunidade inata e adaptativa ao parasita intracelular obrigatório Toxoplasma gondii (T. gondii). O laboratório que lidera investiga as células Natural Killer (NK) e o seu comportamento em diferentes estágios da infeção parasitária, desde a infeção aguda à crónica. Além disso, o Dr. Gigley é também fascinado pelas interações hospedeiro-microrganismo. Em particular, em entender de que forma a homeostase do ferro no T. gondii e nas células imunes do hospedeiro afeta a patologia do tecido e o desenvolvimento da imunidade durante a infeção. Oriundo dos Estados Unidos, onde estudou Biologia Marinha e de Água Doce na Universidade University of New Hampshire. Fez depois um doutoramento em Microbiologia e Imunologia na Dartmouth Geisel School of Medicine e pós doutorou-se na Escola de Medicina Tropical da George Washington University. Jason será acolhido no IGC pelo Dr. Miguel Soares, líder do grupo de investigação em Inflamação.

Sabáticos Anteriores

Jonathon (Joe) Howard  é Professor Eugene Higgins de Biofísica Molecular e Bioquímica, Professor de Física e Diretor do Quantitative Biology Institute da Yale University. É mais conhecido pelo seu trabalho sobre as propriedades mecânicas das proteínas motoras e do citoesqueleto, e pelo desenvolvimento de técnicas para observar, medir e manipular moléculas biológicas únicas. Além do trabalho sobre motores de cinesina purificados e outras proteínas associadas a microtúbulos, o Dr. Howard estuda vários sistemas celulares nos quais a força e o movimento desempenham papéis importantes. Estes incluem cílios e flagelos, desenvolvimento neuronal, mitose e mecanorrecepção no ouvido e na pele. Criado na Austrália, onde estudou matemática e neurobiologia na Australian National University, ao longo da sua carreira estudou e trabalhou em muitos países: fez pós-doutoramento em Bristol, Reino Unido; foi professor da University of Washington Medical School em Seattle, EUA; e Diretor do Instituto Max Planck de Biologia Celular e Molecular e Genética em Dresden, Alemanha. Em 2013, regressou aos Estados Unidos, onde se dedica a novos projetos de investigação, a lecionar e a escrever em Yale. Jonathon estará integrado no grupo de investigação de Física Viva do IGC, liderado pelo investigador Pablo Sartori.

Parceiros