Centro Colaborativo Gulbenkian
Criado em 2020 com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, o Centro Colaborativo Gulbenkian tem como missão estabelecer o IGC e a região de Oeiras como um pólo de Ciência e Inovação de relevo internacional.
O Centro Colaborativo Gulbenkian, o primeiro do género na Europa, tem como objetivo promover o desenvolvimento das ciências da vida, potenciando a investigação interdisciplinar e colaborativa. Mais especificamente, o Centro irá:
Desta forma, o Centro irá promover atividades em três pilares fundamentais: Internacionalização, Inovação e Participação.
Internacionalização
Actividades interdisciplinares e colaborativas serão organizadas e acolhidas pelo Centro de forma regular, contribuindo para o desenvolvimento de um hub científico no campus do Instituto Gulbenkian de Ciência. Entre essas atividades encontram-se as seguintes:
- O programa “Oeiras International Sabbatical Programme – Cátedras de Oeiras” que irá trazer cientistas de renome internacional para efetuar a sua investigação no IGC, uma iniciativa que tem como objetivo promover a investigação colaborativa e abordagens multidisciplinares para resolver problemas científicos, através da permanência temporária de investigadores de topo que desejem desenvolver as suas atividades científicas no contexto do ambiente extremamente colaborativo do IGC;
- A organização de conferências e cursos científicos internacionais que facilitará a discussão de temas interdisciplinares e a divulgação de tecnologia de ponta;
- Os retiros científicos colaborativos, que permitirão que cientistas de diferentes origens de todo o mundo se reúnam para trabalhar numa questão científica.
Inovação
O Centro Colaborativo proporcionará um espaço cocriação & desenvolvimento de última geração para que a academia e a indústria trabalhem colaborativamente em projetos pré-competitivos e competitivos de desafios científicos de interesse mútuo. Esta iniciativa será feita em estreita colaboração com a recém-criada Unidade de Inovação, uma colaboração conjunta entre o IGC, ITQB NOVA e Câmara Municipal de Oeiras. Esta Unidade encontra-se a implementar as melhores práticas e a criar um portfólio de projetos de pesquisa translacional com o apoio interno do Proof of Concept Fund, cuja primeira convocatória será aberta em 2020.
Participação (Ciência e Sociedade)
O Centro continuará a desenvolver iniciativas que visam levar a ciência colaborativa à sociedade e que contribuam para diminuir a desigualdade no acesso ao conhecimento científico. O Centro irá:
- Providenciar treino científico prático e pedagógico acessível às escolas para promover o pensamento crítico, independente e criativo (por exemplo: através do projeto Lab in a Box).
- Fornecer laboratórios portáteis, personalizados e de fácil manutenção para experiências de biologia molecular e para trabalho de campo temporário (por exemplo: através do projeto Lab in a Suitcase).
- Proporcionar oportunidades de networking, treino e colaboração para cientistas africanos.
- Acolher iniciativas científicas cidadãs, promovendo assim o trabalho colaborativo entre cientistas e o público.
Prémios
O Centro Colaborativo do Instituto Gulbenkian de Ciência apoia investigadores e projetos científicos de topo através de bolsas de investigação e prémios.
Sabáticas
Iniciativa que permite a permanência no IGC de investigadores de mérito reconhecido internacionalmente, que pretendam desenvolver as suas atividades científicas no contexto do ambiente altamente colaborativo do instituto.
Gulbenkian Senior Fellows
Os Senior Fellows da Gulbenkian (GSF) são cientistas que trabalham em áreas que complementam a investigação em curso no IGC e são reconhecidos internacionalmente pela sua excelência