Lab in a Suitcase

Este projeto contribui para a democratização da ciência, impulsionando a investigação científica e o ensino da ciência de forma mais inclusiva e global.

O Lab in a Suitcase é um kit experimental de baixo custo, portátil e de fácil manutenção que permite a realização de atividades educacionais e de investigação científica de forma independente.

A mala é compacta e composta por equipamentos que permitem fazer experiências de biologia celular e molecular, sendo vários destes componentes sistemas em licenciamento aberto Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual CC BY-NC-SA / Attribution-NonCommercial-ShareAlike CC BY-NC-SA.

O Lab in a Suitcase inclui uma estufa, um densitómetro, uma lupa, um kit Bento Lab e 4 micropipetas.

Este projecto é desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, no âmbito de uma parceria estabelecida com a Merck e a Câmara Municipal de Oeiras.

 

 

Componentes do Lab in a Suitcase

 

O Lab in a Suitcase é um kit portátil, pronto a usar e alguns dos seus componentes são passíveis de serem reproduzidos pelos usuários.

Os componentes do kit permitem realizar experiências de genotipagem e fenotipagem baseadas em técnicas modernas como amplificação e análise de ADN, microscopia, cultura de células com controlo fino da temperatura, e medição de densidade de células e de moléculas em solução.

 

Estufa

A incubadora foi desenhada e manufaturada pela equipa do Lab in a Suitcase. É composta por uma caixa térmica, 2 latas, resistências de alta potência, um sensor de temperatura e de humidade, uma micro-ventoinha de baixo consumo, e um controlador proporcional/integral/ derivativo (PID) operado por um microcontrolador. Através de um pequeno ecrã e um Arduino que comanda os vários componentes, é possível o o controlo fino da temperatura e manter a temperatura definida constante dentro da incubadora.

 

 

Densitómetro

Usado para medir a densidade óptica (grau de opacidade) de um líquido, o densitómetro portátil é outro componente desenhado e desenvolvido pela equipa do projeto. O densitómetro é composto por um suporte de cuvete impresso em 3D, que tira partido do LED de um telemóvel e da sua câmara fotográfica. O densitómetro é acompanhado de uma aplicação móvel que permite fazer a leitura da densidade ótica de amostras líquidas sem necessitar de conexão à internet. O suporte atual encaixa num telefone Xiaomi Redmi 9AT e os desenhos técnicos podem ser adaptados para o suporte ser adequado e impresso de forma a ser utilizado com outras marcas de telemóveis com configurações da câmara e do LED distintas.

 

 

Lupa

Formada por uma lente portátil com dois modos de iluminação (luz branca e luz azul) e passível de ser acoplada à câmara fotográfica de um telemóvel, a lupa permite a aquisição de imagens com uma ampliação de 60x ou mais. A lupa pode ser usada para capturar imagens de células e tecidos, pequenos animais e de plantas.

 

 

Bento Lab

Portátil e pronto a usar, o Bento Lab da empresa Bento Bioworks combina uma centrífuga, um termociclador e um sistema de electroforese em gel de agarose com transiluminador incorporado, permitindo a genotipagem de amostras de ADN. 

 

 

Lista de investigadores parceiros

  •  Baltazar Cá, Projecto de Saúde de Bandim, Guiné Bissau
  • Dizimalta Miquitaio e Milagre Américo Pele, Universidade de Púnguè, Moçambique
  • Hailton Lima, Universidade de Cabo Verde
  • Hugulay Maia, Universidade de São Tomé e Príncipe
  • Lara Gomez, Universidade Jean Piaget de Cabo Verde
  • Neidy Rodrigues, Universidade de Cabo Verde
  • Osuwela, ONG, Moçambique
  • Yara Rodrigues, Universidade Técnica do Atlântico, Cabo Verde

 

 

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

 


Parceiros

Câmara Municipal de Oeiras     

Equipa Lab in a Suitcase

Nuno Moreno
Leonor Ruivo
Jorge Carvalho
Yara Rodrigues
Bernardo Monteiro
Carolina Almeida
Joana Sá