Vai ter de ouvir para acreditar: Parece Impossível! vai mostrar como a ciência está a traçar o nosso futuro e como pode estar em toda a parte – do laboratório às empresas, da praia às salas de aula.
Serão desvendados temas de ciência com humor e sem complicações, histórias de super-heróis de bata branca que provam não haver sonhos impossíveis.
Um projeto para gente curiosa de todas as idades. Porque a curiosidade é um superpoder e todos podemos ser cientistas. Vai ter de ouvir para acreditar. Quinzenalmente, nos canais perto de si.
Susana Romana conduz a conversa com Raquel Gomes em torno dos projetos que promovem a cidadania ativa, que estão a acontecer em Oeiras. Alunos da Escola Secundária Sebastião e Silva são os novos cientistas cidadãos e mostram como a ciência os ajuda a fazer a diferença. Superpoderes para ouvir e reproduzir.
Leonor Ruivo é a coordenadora dos projetos de ciência para o desenvolvimento que pretendem promover a democratização da ciência. Os António Coutinho Science Awards são um deles e quisemos ouvir os premiados e como esta iniciativa mudou para sempre as suas vidas. Porque todos podemos ser cientistas e super heróis.
Levar a ciência a escolas e aguçar a curiosidade de professores e alunos é o motor do projeto Lab in a Box. Rodrigo Abreu e Joana Loureiro desenham as experiências que depois forram a caixa que é aberta nas escolas. De Cabo Verde a Oeiras são muitos os que já fazem experiências e alguns revelam o seu entusiasmo neste episódio. E lembrem-se que em ciência só é impossível até deixar de o ser.
Cristina cruzou-se com um professor muito carismático e isso determinou a escolha da sua carreira. Hoje é investigadora e estuda as maravilhas dos bioplásticos e os seus ingredientes para gerar conhecimento e ajudar a tornar o nosso mundo melhor. No Aquário Vasco da Gama a sustentabilidade também é prioritária: criando projetos e promovendo a ligação à sociedade. Tudo por um oceano limpo e mais responsabilidade social.
Uma diversidade imensa de bactérias vive connosco. Comunicam entre si e organizam-se em comunidades para ganhar o seu espaço. Karina Xavier descobriu que há uma linguagem universal das bactérias e Maria Miragaia não lhes dá um minuto de sossego.
Transferir o conhecimento gerado pela ciência para empresas é uma prioridade cada vez em maior destaque. Marta Ribeiro fala-nos dos ingredientes necessários do trabalho que desenvolve na área da inovação e de como tem feito a diferença em criar mais valor em descobertas com impacto na sociedade. Kátia Catulo foi conhecer a MAZE, empresa de investimento de impacto.
Comunicar a ciência nos mais diferentes formatos tem ganho especial destaque e ocupado muitos cientistas. Pela primeira vez, realizou-se a Noite Europeia dos Investigadores, em Oeiras. Uma iniciativa que juntou 30 instituições científicas com o intuito de envolver a sociedade nos mistérios de um laboratório. Ana Fortunato e Lisa Bergman são as entrevistadas deste episódio e falam da sua experiência como cientistas e na comunicação de ciência. Vai ter de ouvir para saber como foi esta iniciativa fantástica que iluminou a Marina de Oeiras.
Como funciona a resistência aos antibióticos? Foi esta a pergunta lançada pelos alunos do 12º ano da Escola Secundária Luís Freitas Branco ao investigador Mário Ferreira num projeto de mentoria, desenvolvido no âmbito do Clube Ciência Viva do AE Paço de Arcos, com todos os desafios impostos pela pandemia. Descubra tudo sobre o projeto no ultimo episodio da 1ª serie do Parece Impossível, até deixar de o ser.
Não foram encontrados resultados.
Podcast disponível nas plataformas:
Ficha técnica: Coordenação: Ana Morais (IGC)
Plano editorial: Ana Morais (IGC), Renata Ramalho (ITQB NOVA)
Apresentação: Susana Romana
Reportagem: Kátia Catulo
Produção: BOCA – palavras que alimentam
Áudio: Oriana Alves
Música: Nuno Morão