ERC Oeiras

Prémios de incentivo à investigação “Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards”

 

O Conselho Europeu de Investigação (ERC) é a principal entidade financiadora de projetos de investigação na Europa. Financia projetos impulsionados por investigadores de todas as áreas (ciências da vida, ciências físicas e engenharia, ciências sociais e humanas) que se destacam pelas ideias mais inovadoras e revolucionárias. Desde 2007, mais de 9.000 projetos foram financiados pelo ERC, a partir de mais de 65.000 candidaturas. A taxa de sucesso média é de 13%, deixando muitos trabalhos brilhantes fora do financiamento, embora as propostas tenham um padrão muito elevado, e devessem ser apoiadas.

Para contrariar esta tendência, a Câmara Municipal de Oeiras está a apoiar o Centro Colaborativo Gulbenkian do Instituto Gulbenkian de Ciência no financiamento de candidatos a ERC de Instituições de Oeiras que tenham apresentado candidaturas de elevada qualidade (selecionados para a segunda fase de avaliação) a bolsas individuais ao Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC), mas que não conseguiram garantir fundos devido a restrições no orçamento do ERC.

Este financiamento permitirá a continuação das atividades de investigação necessárias e o desenvolvimento de dados preliminares para o aperfeiçoamento de uma nova proposta a submeter aos esquemas de financiamento do ERC no prazo de 3 anos 

A iniciativa é financiada pela Câmara Municipal de Oeiras e coordenada pelo Centro Colaborativo Gulbenkian do Instituto Gulbenkian de Ciência.

Para mais informações: [email protected]

 

 

Perguntas Frequentes

O Prémio “Oeiras - ERC Frontier Research Incentive Awards”  destina-se a financiar os candidatos de instituições de ensino e investigação, localizadas  no Concelho  de Oeiras, que tenham apresentado candidaturas de elevada qualidade a bolsas individuais ao Conselho Europeu de Investigação (European Research Council – ERC) e que, embora selecionados para a segunda fase de avaliação do ERC, não conseguiram garantir fundos devido a restrições no orçamento do ERC. O ERC financia os projetos de investigação de ponta que mais se destacam na Europa. Esses projetos são impulsionados por investigadores de todas as áreas (ciências da vida, ciências físicas e engenharia, ciências sociais e humanas) e as propostas são concebidas pelos investigadores que nelas incluem as suas ideias mais inovadoras e revolucionárias.

Este prémio, ao apoiar o melhor talento, permite mostrar o contributo de Oeiras e das instituições aqui sediadas para o desenvolvimento da ciência e inovação a nível nacional e internacional.

O prémio tem o valor de até 240.000 EUR por projeto de 2 anos correspondendo a um máximo de 120.000 EUR por ano.

Os prémios Oeiras-ERC de incentivo à investigação estão abertos a investigadores de todas as áreas de investigação (ciências da vida, ciências físicas e engenharia, ciências sociais e humanas) que estejam a desenvoler (ou venham a desenvolver) um projeto numa das Instituições científicas no Concelho de Oeiras.

Investigadores que tenham apresentado uma proposta de financiamento a bolsa individual, para desenvolver numa das instituições científicas do Concelho de Oeiras, que não seja financiada no âmbito do regime ERC (StG – Starting Grant, CoG – Consolidator Grant, AdG – Advanced Grant) e alcançado a fase 2 (com pontuação final A ou B) do processo de avaliação.

No prazo de 10 dias úteis, após publicação dos resultados do último concurso de bolsa individual do ERC (prevista para dezembro 2020), as instituições de acolhimento do território de Oeiras deverão contactar a Comissão de Acompanhamento constituída para o efeito e entregar uma lista de investigadores elegíveis para o prémio, mormente aqueles cujas propostas alcançaram o estágio 2, mas não foram financiadas nas chamadas regulares do ERC StG, CoG e AdG.

 


 


Parceiros

Câmara Municipal de Oeiras