Esforços Covid
Face à pandemia que enfrentámos, o Instituto Gulbenkian de Ciência redirecionou as suas áreas de investigação e otimizou as plataformas tecnológicas de última geração, para fazer parte da resposta ao novo vírus. As equipas do IGC estiveram mobilizadas para combater a COVID-19 e foram várias as iniciativas que estiveram em marcha neste âmbito. Estas iniciativas foram do diagnóstico e investigação à cooperação a nível nacional e internacional com outros centros de investigação e entidades públicas.

SARS-CoV-2, o vírus
A capacidade de seguir e acompanhar a evolução do vírus, em tempo real, foi uma das maiores vantagens competitivas para encontrar uma forma de travar a pandemia e a doença.

Estudo de efetividade da vacina
A monitorização da efetividade e impacto da vacina contra o SARS-CoV-2 foi determinante para conhecer os efeitos imediatos e a longo prazo, pois muitas perguntas ficavam por responder nos ensaios clínicos.

Saliva como amostra para diagnóstico
A utilização de saliva como amostra preferencial no diagnóstico de SARS-CoV-2, em todas as faixas etárias, determinou o desenvolvimento de um estudo no IGC, em colaboração com o Hospital Dona Estefânia e o Hospital Amadora Sintra.