Esforços Covid

IGC no combate à pandemia

 

Face à pandemia que enfrentamos, o Instituto Gulbenkian de Ciência redirecionou as suas áreas de investigação e otimizou as plataformas tecnológicas de última geração que detém, para fazer parte da resposta ao novo vírus. As equipas do IGC estão mobilizadas para combater a COVID-19 e são várias as iniciativas que estão em marcha neste âmbito. Estas iniciativas vão do diagnóstico e investigação à cooperação a nível nacional e internacional com outros centros de investigação e entidades públicas.


SARS-CoV-2, o vírus

A capacidade atualmente existente de seguir e acompanhar a evolução do vírus, em tempo real, é uma das maiores vantagens competitivas que temos para encontrar uma forma de travar a pandemia e a doença.

Estudo de efetividade da vacina

A monitorização da efetividade e impacto da nova vacina contra o SARS-CoV-2 é determinante para conhecer os efeitos imediatos e a longo prazo, pois muitas perguntas ficaram por responder nos ensaios clínicos.

Saliva como amostra para diagnóstico

A utilização de saliva como amostra preferencial no diagnóstico de SARS-CoV-2, em todas as faixas etárias, determina desenvolvimento de estudo no IGC, em colaboração com o Hospital Dona Estefânia e o Hospital Amadora Sintra.