Diagnóstico

Cientistas nos hospitais

São mais de 70 os cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), recursos humanos altamente qualificados e formados, que se disponibilizaram para integrar as equipas dos laboratórios de diagnóstico de vários Hospitais que realizam testes ao COVID-19.

Com um crescente aumento de pedidos de testes nos laboratórios dos Hospitais, críticos para evitar a propagação da doença, tornou-se necessário desencadear medidas de contingência de forma aumentar a capacidade de resposta dos serviços.

O Centro Hospitalar Lisboa Ocidental foi uma das primeiras unidades hospitalares da região de Lisboa e Vale do Tejo a reforçar as suas equipas e outros Hospitais mostraram interesse em avançar com o apoio dos cientistas.

 

Diagnóstico no IGC

O IGC está a realizar testes de diagnóstico, no sentido de ajudar as entidades de saúde a aumentar a sua capacidade de resposta face a esta pandemia.

O instituto dispõe de equipamentos tecnológicos que permitem fazer testes a grande e pequena escala, com capacidade de analisar mais de 300 amostras por dia. 

 

Campanha de donativos para testar profissionais de saúde 

Durante a pandemia, o Instituto Gulbenkian de Ciência desenvolveu uma campanha de angariação de donativos para realização de testes a profissionais de saúde expostos ao virús SARS-Cov-2.  A campanha consegui angariar 4.888.00€ de 89 donativos. A par disto, um conjunto de empresas participaram ativamente doando 13.000.00€.

O Instituto Gulbenkian de Ciência agradece a todos os doadores o apoio dedicado à ciencia e a esta causa em particular. Juntos, venceremos este vírus. 

Mais sobre a campanha