ALAgrApHY

ALAgrApHYAl, Alaa ou ALAgrApHY, artista (pintor, fotógrafo e diretor) e cientista (PhD em sistemas complexos, Data Scientist e especialista em inteligência artificial) está entre os pioneiros na arte gerada por IA. No ano de 2019 desenvolveu uma residência artística no IGC, onde se focou na visualização dos dados gerados pelos cientistas do instituto.

ALAgrApHY  explora conceitos de arte gerada por máquinas. Utiliza inteligência artificial e aprendizagem automática (“machine learning”), mais precisamente aprendizagem profunda (“deep learning”) para ensinar máquinas a criar arte. Tem exibido, com sucesso, estas obras em vários locais, incluindo o Salon Comparaison no Grand Palais e o Salon d’Automne (conhecido por iniciar os movimentos do cubismo e do fauvismo) em Paris. Neste último, o artista ganhou o prémio de arte digital. 

A sua última exposição na Fundação Calouste Gulbenkian explorou a experiência do cérebro coletivo e foi objeto de vários artigos na imprensa. O artista exibirá uma nova série de obras de arte geradas por IA no Grand Palais em fevereiro de 2020.

Ver Site