Ciência e Sociedade

O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) promove os valores da ciência na sociedade, procurando aproximar os cidadãos comuns da ciência e fomentando uma identidade crítica, colaborativa, participativa, confiante, conhecedora e inclusiva. No sentido de ajudar a sociedade a responder a alguns dos maiores desafios sociais do nosso tempo, a unidade de Public Engagement promove iniciativas de comunicação de ciência – educação, envolvimento público e cidadania ativa em ciência – destinadas a públicos e stakeholders diversos.

 

 

Em 2019, o IGC e o Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB NOVA) estabeleceram uma parceria com a Câmara Municipal de Oeiras, ao abrigo da estratégia “Ciência e Tecnologia – 2020 a 2025” do município. No âmbito deste programa, foi proposta uma estratégia para a área de ciência, educação e sociedade que visa contribuir para a construção de uma sociedade mais participativa e conhecedora, que se identifique com o uso dos processos científicos como ferramenta de pensamento crítico e criativo. Ao abrigo desta estratégia, o foco centra-se também na investigação de novas ferramentas de comunicação de ciência que permitam obter um impacto mensurável e duradouro na sociedade.

Por forma a canalizar esforços para as grandes questões civilizacionais dos nossos dias, esta unidade procura responder a um desafio científico-social diferente a cada biénio. O tema do biénio 2020/2021 é “Procurar a Verdade, Aproximar a Sociedade”.