

Biotério de Espécies Aquáticas
O Biotério de Espécies Aquáticas conta com uma equipa full time de técnicos especializados, que oferece serviços em peixe-zebra (Danio rerio) e rã (Xenopus laevis). A infraestrutura possui equipamentos de última geração com capacidade para alojar até 25.000 peixes-zebra em 760 tanques e até 250 rãs em 22 tanques. Existem 6 salas independentes com áreas específicas para cada espécie, para alojamento, quarentena, experiências com embriões e adultos, e investigação em comportamento animal. Outras espécies aquáticas também podem ser alojadas mediante solicitação e dependendo da disponibilidade. A Aquatic Facility serve uma comunidade de cerca 30 investigadores, a maioria dos quais afiliados ao IGC, mas também alguns externos.
Localização: Edifício LAO
Contactos: @: [email protected]
De acordo com a Lei Portuguesa (Decreto Lei nº 113/2013), todos os projetos de investigação que utilizem modelos de animais vertebrados requerem aprovação prévia por uma Entidade Nacional, que em Portugal é a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV). Esses projectos também devem ser aprovados pelo ORBEA (Órgão Responsável pelo Bem-Estar dos Animais) do IGC. Assim, os Investigadores Responsáveis de projetos que envolvam a utilização de vertebrados devem seguir um processo de submissão que se inicia com uma etapa de pré-submissão ao Responsável pelo Bem-Estar Animal do IGC.
EQUIPAMENTO







SERVIÇOS
Capacidade para alojar até 25,000 peixes-zebra e até 250 rãs. Esta capacidade de alojamento encontra-se distribuída por áreas dedicadas a cada espécie.
Espaço para realização de experiências com animais aquáticos, mediante disponibilidade.
Para as linhagens de peixe-zebra, o Biotério oferece cuidados aos animais em todas as fases do ciclo de vida.
Linhagens WT, transgénicas e mutantes são mantidas no Biotério durante toda a duração dos projetos.
Fornecimento de embriões e larvas de linhagens wt, transgénicas e mutantes, para fins científicos, mediante disponibilidade.
Seleção de embriões, larvas ou adultos com base em características fenotípicas, nomeadamente expressão de proteínas fluorescentes, para fins experimentais e/ou de manutanção de colónias.
Técnica disponível para revitalizar linhas criopreservadas, para fins reprodutivos ou experimentais.
Técnica disponível para preservação de gâmetas masculinos de peixe-zebra.
Importações e exportações de animais são coordenadas pela equipa do Biotério, disponibilizando suporte em todas as fases do processo.
O IGC oferece um serviço de quarentena para animais aquáticos, aplicável a todos os animais recém-importados e a todos os casos com indicação do médico veterinário.
Manutenção da infraestrutura (equipamento, limpeza, assistência técnica e gestão de laboratório).
Produção diária de artemia e rotíferos usados como ração viva para o peixe-zebra.
A equipa integra um médico veterinário especialista em medicina aquática para realização de programa de controlo sanitário.
Treino e apoio à investigação, e ensino formal em ciências de animais de laboratório, através do CONGENTO.
EQUIPA
PUBLICAÇÕES
Ver artigos científicos aqui.