Investigadora da Gulbenkian distinguida com EMBO Installation Grant
Ilana Gabanyi integra o Instituto Gulbenkian de Ciência desde Maio de 2023. Chegou para criar e liderar o grupo de investigação de Respostas Neuronais a Sinais Bacterianos – Neurobiota, focado no estudo das interações entre a comunidade microbiana do trato gastrointestinal e o sistema nervoso central, conhecido como eixo microbiota-intestino-cérebro. Um campo de investigação com enorme relevância e em rápido crescimento. É distinguida com a EMBO Installation Grant, uma iniciativa que apoia promissores líderes de investigação numa vasta gama de processos biológicos.
O projeto de Ilana aborda de forma multidisciplinar como os fatores fisiológicos determinados por sexo e idade influenciam os mecanismos de comunicação da “flora intestinal” (microbiota) com os neurónios do cérebro. Com este projeto, Ilana e a sua equipa esperam vir a entender as bases da comunicação do eixo intestino-cérebro e contribuir para novas abordagens terapêuticas a doenças neurológicas com diferentes prevalências por sexo e idade, e em que a microbiota é um fator de suscetibilidade, tais como as doenças de Alzheimer e Parkinson.
Ao receber esta distinção Ilana reforça que é “mais uma prova da relevância de entender as diferenças biológicas entre os sexos para proporcionar tratamentos mais adequados. Ainda mais, passar a integrar a rede da EMBO é uma oportunidade extraordinária por todo o apoio que proporciona, que com certeza me ajudará a progredir como cientista”.
A diretora da EMBO, Fiona Watt, afirma que “Estamos muito satisfeitos que esses cientistas excecionais sejam apoiados pela EMBO. Promovemos a excelência nas ciências da vida em todas as partes da Europa e além, e aguardamos com expectativa as contribuições dos novos beneficiários. A sua investigação irá fortalecer as ciências da vida nos seus respetivos países e enriquecer a nossa comunidade científica mais ampla.”
Através da EMBO o projeto “Especificidades de sexo e idade que influenciam a comunicação do eixo intestino-cérebro”, receberá um apoio de 50.000 euros durante três a cinco anos. Os beneficiários também têm acesso a bolsas adicionais de até 10.000 euros por ano, bem como bolsas para viagens. Integrados na EMBO Young Investigator Network, beneficiam de inúmeras oportunidades de “networking”, formação em liderança em investigação e gestão e acesso às principais instalações do EMBL em Heidelberg.