Pulsações 

Isto é PARTIS & Art for Change 2022

Espetáculo de teatro documental, manifesto de um coletivo de mulheres, mães monoparentais, promovido pelo projeto Veleda.

Slider de Eventos

PULSAÇÕES é um espetáculo de teatro documental, um manifesto de um coletivo de mulheres, mães monoparentais.

A uma e muitas vozes, a um e diferentes corpos, contam-se histórias de mulheres que transportam casas. A carga parece superior às suas forças. Mas há que transportá-la. E, depois, gozar-se disso, ir à praia e desfrutá-la.

As histórias contradizem-se. Ela quis tanto ser mãe. Ela nunca quis ser mãe. Ela esconde-se debaixo da cama. Ela não dorme. Ela deixa-se dormir e cai, levanta-se e volta a cair. E, entretanto, está sempre, grita, deixa de, reclama, faz tudo, desarruma, não recusa. É o pior e o melhor. Somos.

Espetáculo seguido de conversa com o público.

O projeto VELEDA – Mulheres e Parentalidade trabalhou com mulheres sós, com filhos a cargo, nos três municípios da Cova da Beira (Belmonte, Covilhã, Fundão), recorrendo ao teatro como agente criativo de transformação pessoal e social. Foi promovido pela Beira Serra, com a direção artística da Quarta Parede e desenvolvido em parceria com os Municípios de Belmonte, Covilhã e Fundão, MDM – Movimento Democrático de Mulheres e UBI – Universidade da Beira Interior. O espetáculo final tem por base materiais dramatúrgicos e performativos de natureza biográfica levantados nos Laboratórios de Pesquisa Social e Artística (2019-2020) desenvolvidos com 33 mulheres e resulta de uma cocriação entre 10 participantes e uma equipa de profissionais das artes e da área social.


FICHA TÉCNICA

Cocriação e interpretação Alice Duarte, Cecília Zacarias, Elisabete Gonçalves, Hortense Trindade, Isabel Rocha, Laura Garcia, Rosa Figueira, Tânia Simões, Verónica Gonzalez, Zita Pires
Direção Artística Sílvia Pinto Ferreira
Conceção Sonora Defski
Direção Técnica e Luz Pedro Fonseca/coletivo, ac
Movimento Maria Belo Costa
Consultoria Artística Rui Sena
Coordenação do Projeto Marisa Marques
Consultoria Social Catarina Sales
Sessões Direitos Laborais Mónica Râmoa
Comunicação Beira Serra – Associação de desenvolvimento/Quarta Parede
Fotografia Bruna Kievel
Captação e edição de vídeo Luís Baptista
Design Gráfico Rui Gonçalves

Agradecimentos A todas as voluntárias envolvidas nas atividades com as crianças (Alicia Pires, Beatriz Mendes, Carolina Mendes, Cristiana Torrão, Débora Nascimento, Érica Santos, Florência Carvalho, Lara Damião, Matilde Damião, Matilde Garcia, Patrícia Pires). A todas as mulheres que têm estado no projeto VELEDA e que estão neste espetáculo.

 

Projeto financiado pela iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian.


Uma iniciativa