Para que serve um paraíso?
Do Jardim à Paisagem – 7 Conversas e Devaneios
Slider de Eventos
Data
- 18:00 / Cancelado 18:00 / Esgotado 18:00 – 20:00
- 18:00 / Cancelado 18:00 / Esgotado 18:00 – 20:00
- 18:00 / Cancelado 18:00 / Esgotado 18:00 – 20:00
- 18:00 / Cancelado 18:00 / Esgotado 18:00 – 20:00
- 18:00 / Cancelado 18:00 / Esgotado 18:00 – 20:00
- 18:00 / Cancelado 18:00 / Esgotado 18:00 – 20:00
Local
Sala 2 Fundação Calouste GulbenkianPreço
10% – Cartão Gulbenkian e Cartão Gulbenkian Mais
Desde os primórdios, a humanidade sonha com um Paraíso. Um lugar ideal, perdido ou por encontrar – um espaço de plenitude, beleza, equilíbrio.
Ao longo do tempo, esse conceito foi construído, reconstruído e reinterpretado em diversas formas: jardins, paisagens, mitos, arte, filosofia.
O Paraíso está presente no imaginário coletivo como um desejo profundo, uma memória ancestral ou uma utopia futura. Seja nas mãos de reis ou no coração de gente simples, foi desenhado, cantado, pintado e sonhado como símbolo de harmonia entre o ser humano e a natureza.
Este curso pretende ser um percurso entre memória, arte, cultura e políticas de paisagem.
Cada uma das sessões é autónoma. Estas sessões poderão ter momento de visita ao Jardim. Os participantes devem trazer vestuário e calçado adequados.
Biografias
-
Aurora Carapinha
Arquiteta Paisagista. Doutorada em Artes e Técnicas da Paisagem pela Universidade de Évora. Professora aposentada da Universidade de Évora. Investigadora integrada do Centro de História da Arte e de Investigação Artística da Universidade de Évora – linha de investigação de Paisagem.
Ao longo da sua carreira desenvolveu investigação na área da arquitetura paisagista, sobretudo na teoria da paisagem e arte dos jardins tendo várias publicações, artigos e estudos sobre estas matérias. Recebeu o prémio Gonçalo Ribeiro Telles em 2021.
Programa
1.ª Sessão / À procura do paraíso
2.ª Sessão / Entrada no paraíso
3.ª Sessão / Dentro do paraíso
4.ª Sessão / Continuando dentro do paraíso
5.ª Sessão / Ainda lá dentro
6.ª Sessão / O paraíso para lá dos limites
7.ª Sessão / Paraíso como jardim
Ficha técnica
Conceção e orientação
Aurora Carapinha