B-Me: Blending Melodies: Bridging Cultural Identities é um projeto implementado em parceria por Portugal, Grécia e Chipre, que junta compositores locais e músicos refugiados, migrantes ou seus descendentes, num processo de cocriação de obras originais, que unem as diferentes identidades culturais. As composições são agora estreadas pelas orquestras juvenis dos três países parceiros desta iniciativa e ficarão disponíveis para serem tocadas por qualquer outra orquestra do mundo, destacando o valor e a importância da diversidade cultural.
Neste concerto, a Orquestra Juvenil Geração, a par de outras composições sinfónicas, irá apresentar nove das quinze obras realizadas no contexto deste projeto.
O projeto B-Me: Blending Melodies: Bridging Cultural Identities é implementado pela Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal, pelo Sistema Chipre e pelo El Sistema Grécia, e é cofinanciado pela União Europeia.
A receita de bilheteira reverte para a Orquestra Geração.
Imagem © Jorge Carmona
A Orquestra Geração é um projeto sociomusical, com 16 anos de existência, que tem vindo a intervir em cinco concelhos da área metropolitana de Lisboa e, ainda, em Coimbra, Tondela e Castanheira de Pêra. A Orquestra Geração leva o ensino da música e a prática orquestral a contextos sociais diversificados, juntando à formação estética e cultural uma poderosa ferramenta para a promoção do sucesso escolar, a coesão territorial e novas oportunidade de vida, valorizando a diversidade, cultural e humana, em todas as suas aceções.