O que a mediação cultural tem de diferente para impulsionar ações culturais participativas?
Atos para a Democracia Cultural
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Sala 1 Fundação Calouste GulbenkianNesta oficina, Marcus Faustini apresenta os princípios fundamentais que devem estar presentes em práticas criativas e socioculturais lideradas por mediadores culturais e um inventário de práticas de mediação cultural.
O encenador, cineasta e mediador cultural dá a conhecer um conjunto de exercícios que podem ser realizados por mediadores culturais que atuam em ações territoriais participativas, a partir de experiências realizadas em territórios populares de cidades como Rio de Janeiro e Londres.
As inscrições para esta oficina abrem dia 1 de outubro.
Biografias
-
Marcus Faustini
Marcus Faustini é um artista crescido na periferia do Rio de Janeiro que cria e implementa metodologias artísticas para impacto sociocultural. O seu trabalho com jovens, engajamento e cultura no Rio de Janeiro foi replicado em várias cidades na Inglaterra durante a última década. Foi também Secretário de Cultura da cidade do Rio de Janeiro e de Nova Iguaçu. É professor do bacharelato em teatro da Faculdade CAL e coordena a Academia Carioca de Arte e Longevidade. É cineasta, escritor e diretor teatral, além de apresentar um programa no Canal Futura (GloboPlay) sobre longevidade e cultura.
Parceria
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.