Diários de um interior

Isto é PARTIS & Art for Change 2022

Conversa sobre o projeto “Diários de um interior” e as histórias antigas dos habitantes do Sardoal, recolhidas e registadas em vídeo pelos mais jovens.

Slider de Eventos

“Um dia destes já não há histórias para contar…”

Partindo desta reflexão e olhando para o envelhecimento das populações do Interior, torna-se fascinante a possibilidade de preservar as histórias que ainda há por recolher utilizando as gerações mais novas para fazer essa recolha. Este é um projeto, na sua génese, intergeracional: pais e filhos participam diretamente na recolha, sim, mas os avós são os guardiões das memórias.

Esta conversa parte da apresentação de dois pequenos vídeos realizados pelos participantes do projeto Diários de um Interior para falar da importância da recolha de histórias junto das comunidades do interior, como forma de preservar a identidade cultural e a passagem de saberes entre gerações.

Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

Diários de um Interior é um projeto fotográfico dirigido a indivíduos e comunidades do interior do país, no Sardoal, em risco de perder a sua identidade, história e cultura. Ao colocar a população local a recolher narrativas visuais com base nas suas memórias e no quotidiano atual, o projeto promove o desenvolvimento de competências artísticas, culturais e educativas que envolvam a reflexão sobre os processos de capacitação dos indivíduos e a coesão social. O projeto é promovido pela Associação EPSEDUSA - Espaço de Psicologia, Educação e Saúde com a colaboração artística do MEF – Movimento de Expressão Fotográfica.


FICHA TÉCNICA

Equipa Artística Luís Rocha, Tânia Araújo
Equipa Educacional/Social Tiago Santos, Liliana Salvador
Parceiros Câmara Municipal do Sardoal, Agrupamento de Escolas do Sardoal

 

Projeto financiado pela iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian. 


Uma iniciativa