Os biobancos são infraestruturas fundamentais de suporte à investigação em saúde. Este curso, destinado a investigadores e profissionais da área da saúde dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), pretende fomentar um conhecimento global sobre estas infraestruturas de uma forma inovadora, passando pelo seu funcionamento até aspetos mais particulares sobre questões éticas, qualidade das amostras ou segurança dos dados.
Dividido em cinco módulos, o curso “Biobancos: potenciar a investigação em saúde” tem uma duração total de 40 horas de formação (15 horas de sessões teóricas e 25 horas de sessões teórico-práticas) e decorre entre 4 de dezembro 2023 e 24 de janeiro 2024.
Será lecionado sob a coordenação do Biobanco do Instituto de Medicina Molecular do Centro Académico de Medicina de Lisboa (iMM-CAML), e decorrerá remotamente, por zoom.
A frequência do curso será sujeita a uma seleção prévia e a fase de candidaturas será de 26 de outubro a 26 de novembro de 2023.
Público-alvo
Investigadores e profissionais de saúde com interesse nesta área (profissionais a trabalhar em biobancos ou que pretendam desenvolver esta área), estudantes de doutoramento ou de mestrado em Investigação Clínica e em Investigação Biomédica.