Como desenhar uma cidade? 

Isto é PARTIS & Art for Change 2022

Apresentação do documentário “Como desenhar uma cidade?” seguido de lançamento do livro “Desenhos de uma cidade lá fora”.

Slider de Eventos

“Nos últimos três anos a Cidade levou-nos muitas vezes a ter de parar. Ou porque nos oferecia a possibilidade de passar tempo a escutar e a contemplar o que tinha para nos oferecer, ou porque se viu obrigada a fechar sobre si mesma.

Destes primeiros anos de partilha ficou o que é material e o que é imaterial, o que é palpável e o que levamos inexplicavelmente dentro de nós pela vida fora. As cidades desenham-se todos os dias partilhando o que é material, mas também o que não se vê à primeira vista: a empatia, a escuta, o diálogo, a coragem para olhar para além da norma, a atenção ao invisível.

Estamos aqui hoje para apresentar dois objetos que materializam os nossos encontros. Mas também para dizer que gostaríamos de partilhar o que não se vê. Precisamos de mais desenhadores de cidades! Só assim o espaço coletivo pode ser cada vez mais pleno, livre e feliz. Amanhã seguimos juntos. Temos a certeza que sim.”

Texto de Terra Amarela

Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

O projeto Como Desenhar uma Cidade? promovido pela Terra Amarela, envolveu um grupo de 60 pessoas provenientes de contextos sociais, económicos e culturais distintos, que vivem, estudam ou trabalham na freguesia do Lumiar. Através da fusão de três linguagens artísticas – o teatro, a música e os audiovisuais –, e partir de um trabalho inicial de exploração em torno da ideia de cidade, o projeto promoveu um processo de reflexão, prática e criação em torno da premissa chave de construir um espaço social coletivo, mais inclusivo, acessível e participativo, que culminou na apresentação de um espetáculo, um documentário e um livro.


FICHA TÉCNICA

Equipa artística Gonçalo M. Tavares, Joana Gama, Joana Saraiva, José Alberto Gomes, Marco Paiva, Mário Melo Costa, Nuno Samora, Paulo Pimenta
Intérprete de Língua Gestual Portuguesa Bárbara Pollastri
Designer Gráfico/Comunicação Lucas Pena
Estágio de Observação Mariana Portocarrero
Parceiros Junta de Freguesia do Lumiar, Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts, Acesso Cultura
Colaborações formativas Arquitetura Acessível, Carolina Hermenegildo, Carlos Martins
Participantes André Carrajola, Andreia Farinha, Ânia Fernandes, Carla Flores, Cláudia Matos, Duarte Neto, Enia Fernandes, Fátima Barreto, Francisco Nunes, Gonçalo Alves, Joana Honório, Laura Varela, Mafalda Rosado, Margarida Cabral, Neirita Rodrigues, Nelson Moniz, Pedro Rodrigues, Quévin Frazão, Rafaela Barreto, Rita Martins, Rui Fonseca, Rui Gomes e Sónia Castro

 

Documentário Como Desenhar uma Cidade?

Língua original Português
Legendas
Português
Duração 40 min.
Realização
Mário Melo Costa
Som Victor Ribeiro
Montagem João Nunes 
Apoio Técnico Licínio Pereira
Legendagem Mário Melo Costa

 

Livro Desenhos de uma Cidade lá Fora

Autoria Paulo Pimenta
Edição Fotográfica José Farinha e Paulo Pimenta
Pós-produção Mário Santos
Design gráfico agra!design

 

Projeto financiado pela iniciativa PARTIS da Fundação Calouste Gulbenkian.


Uma iniciativa