Fotografias de Gérard Castello Lopes. Insignificâncias

Ciclo «Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte»

Exposição organizada no âmbito do ciclo «Fotografia como Arte / Fotografia como Suporte», apresentada no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Neste ciclo foram expostos três fotógrafos e três pintores, incluindo o artista francês Gérard Castello-Lopes (1925-2011), que mostrou um conjunto de 27 fotografias, realizadas entre os anos de 1956 e 1986.
Exhibition forming part of the Photography as Art/Photography as Medium series, held at the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation. The series featured three photographers and three painters, including French artist Gérard Castello Lopes (1925-2011), with a display of 27 photographs taken between 1956 and 1986.

Exposição individual de fotografia de Gérard Castello-Lopes (1925-2011), integrada no ciclo de exposições «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte», programada pelo Centro de Arte Moderna (CAM) em colaboração com o Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte (ACARTE) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

Alertando para as «violentas querelas» em torno da fotografia, que acabaram por confirmar o seu estatuto artístico, o diretor do CAM, José Sommer Ribeiro, justificava a pertinência destes eventos levados a público da seguinte forma: «Ao programar […] o Ciclo de Exposições “Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte”, o Centro de Arte Moderna pretendeu não só mostrar as tendências da fotografia portuguesa dos nossos dias, como a fotografia “servidora de alguns pintores portugueses”.» (Fotografias de Gérard Castello Lopes. Insignificâncias, 1986)

Numa nota interna dirigida a José de Azeredo Perdigão, presidente da FCG, o diretor do CAM seria ainda mais assertivo relativamente ao intuito deste ciclo: «A fotografia tem sido, no nosso país, um tanto ou quanto esquecida e penso que cabe a este Centro dar-lhe o impulso que ela merece.» (Apontamento do Centro de Arte Moderna, 13 out. 1986, Arquivos Gulbenkian, CAM 00128)

O presidente da FCG deu o seu acordo perante os argumentos apresentados, não deixando, contudo, de se mostrar reticente relativamente à escolha do título atribuído ao ciclo sugerindo encontrar-se «para a exposição uma denominação genérica em substituição da “fotografia como arte/fotografia como suporte”. A segunda parte da denominação proposta retira à fotografia como suporte todo o seu conteúdo artístico que manifestamente tem, ou deve ter, para que tenha lugar uma exposição de arte» (Apontamento enviado por José Sommer Ribeiro a José de Azeredo Perdigão. Despacho do presidente., 13 out. 1986, Arquivos Gulbenkian, CAM 00128)

Contudo, seria justamente essa ambivalência a questão central que se procuraria desenvolver a partir destas iniciativas. Seria, então, a partir desta exposição de Gérard Castello-Lopes, fotógrafo com uma já longa carreira, que se daria início a este ciclo expositivo, que previa igualmente a apresentação de exposições individuais de outros artistas relacionados com a prática fotográfica, tais como Cruz Filipe, Jorge Molder, Manuel Magalhães, Eduardo Nery e Helena Almeida.

A mostra contou com um conjunto de 27 fotografias, realizadas entre os anos de 1956 e 1986, elucidativas da marca pessoal do seu autor, das suas opções estéticas e disciplinares.

Além de boas reproduções fotográficas, o catálogo da exposição apresenta um elucidativo texto sobre a obra de Castello-Lopes e ainda uma sugestão para a leitura das obras, segundo a interpretação do professor e filósofo Fernando Gil (Fotografias de Gérard Castello Lopes. Insignificâncias, 1986).

Complementarmente a este ciclo de exposições subordinadas à fotografia e ao suporte fotográfico, foi organizada uma mesa-redonda, que contou com a participação de Gérard Castello-Lopes, Cruz Filipe, José Afonso Furtado, Fernando Gil, Emídio Rosa Oliveira, Jorge Molder, António Sena da Silva e António Sena. A comunicação de Castello-Lopes foi integralmente publicada na revista Colóquio/Artes (Castello-Lopes, Colóquio/Artes, mar. 1987, pp. 34-41). Nela, o fotógrafo discorre sobre a ambiguidade intrínseca da fotografia – enquanto arte e enquanto suporte: «um pouco como estar, simultaneamente, dentro e fora da caverna de Platão» (ibid., p. 39).

Ainda no âmbito desta exposição foram adquiridas, para «atualização do acervo» três fotografias que estiveram em exposição: Chateau d’Ayres (1967), Inv. 87FP259; Dafundo (1956), Inv. 87FP260; Escócia (1985), Inv. 87FP261 (Gérard Castello-Lopes, Dossiê de artista – Museu Calouste Gulbenkian/Col. Moderna).

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Chateau D'Ayres (França)

Gérard Castello-Lopes (1925-2011)

Chateau D'Ayres (França), 1967 / Inv. 87FP259

Dafundo

Gérard Castello-Lopes (1925-2011)

Dafundo, 1956 / Inv. 87FP260

Epcot U.S.A.

Gérard Castello-Lopes (1925-2011)

Epcot U.S.A., 1984 / Inv. 87FP262

Escócia

Gérard Castello-Lopes (1925-2011)

Escócia, 1985 / Inv. 87FP261

Chateau D'Ayres (França)

Gérard Castello-Lopes (1925-2011)

Chateau D'Ayres (França), 1967 / Inv. 87FP259

Dafundo

Gérard Castello-Lopes (1925-2011)

Dafundo, 1956 / Inv. 87FP260

Epcot U.S.A.

Gérard Castello-Lopes (1925-2011)

Epcot U.S.A., 1984 / Inv. 87FP262

Escócia

Gérard Castello-Lopes (1925-2011)

Escócia, 1985 / Inv. 87FP261


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte

31 out 1986
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Mesa-redonda «Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte»
Mesa-redonda «Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte»
José Sommer Ribeiro (à esq.), José de Azeredo Perdigão (à esq.) e Madalena de Azeredo Perdigão (ao centro)
José Sommer Ribeiro (à esq.), José de Azeredo Perdigão (à esq.) e Madalena de Azeredo Perdigão (à dir.)
José Sommer Ribeiro (à esq.), Gérard Castello-Lopes (centro, esq.), José Azeredo Perdigão (ao centro), Madalena Azeredo Perdigão (à dir.)
José Azeredo Perdigão (esq.), Gérard Castello-Lopes (centro, esq.), José Sommer Ribeiro (atrás, dir.)
José Azeredo Perdigão (esq.), Gérard Castello-Lopes (centro, esq.), José Sommer Ribeiro (ao centro), Madalena Azeredo Perdigão (à dir.)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00128

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, correspondência recebida e expedida, ofícios internos, orçamentos e elementos para o catálogo. 1988

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00287

Pasta com documentação referente à produção da exposição e colóquio «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte». Contém correspondência recebida e expedida. 1986 – 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/043-D02697

5 provas, p.b.: inauguração (FCG, Lisboa) 1986

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/043-D02788

2 provas, p.b.: Mesa-Redonda (FCG, Lisboa) 1986


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.