Fotografias de Jorge Molder

Ciclo «Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte»

Exposição organizada no âmbito do ciclo «Fotografia como Arte / Fotografia como Suporte», exibida no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Neste ciclo foram apresentados três fotógrafos e três pintores, incluindo o artista português Jorge Molder (1947), que expôs uma série de autorrepresentações de 1983 e 1986, género que acabaria por imperar no seu corpo de trabalho.
Exhibition forming part of the Photography as Art/Photography as Medium series held at the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation. The series featured three photographers and three painters, including Portuguese artist Jorge Molder (1947), who presented a series of self-portraits taken between 1983 and 1986, a theme which would prove to be characteristic of the photographer's body of work

Terceira exposição do ciclo «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte», que decorreu no Centro de Arte Moderna (CAM) entre outubro de 1986 e maio de 1987. Antecedida por «Gérard Castello Lopes. Insignificâncias» e «Cruz Filipe. Pintura», a esta exposição seguiram-se «Helena Almeida: Frisos», «Fotografias de Manuel Magalhães» e «Eduardo Nery. A Verdade da Ilusão».

Paralelamente às mostras e respetivas visitas guiadas, foram ainda organizados, com a colaboração do Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte (ACARTE), dois colóquios para reflexão e debate sobre questões levantadas pela prática da fotografia na contemporaneidade. A complexidade e abrangência do tema é de imediato evidente se olharmos para os artistas selecionados: três pintores que fazem usos distintos da fotografia e três fotógrafos, um do nu feminino, outro de rua ou do «momento decisivo»; e um outro de ficções, que iniciava então a sua incursão pelo autorretrato. As exposições foram programadas apresentando de forma alternada os trabalhos dos fotógrafos e pintores selecionados.

Nesta exposição, Jorge Molder (1947) expôs uma série de autorretratos de 1983 e 1986, género que acabaria por imperar no seu corpo de trabalho.

Todas as fotografias apresentadas tinham como título nomes de lugares – Atenas, Lisboa, Porto, Vigo, Vale de Janelas, Veneza, Queluz –, mas curiosamente, salvo raríssimas exceções, não mostravam elementos identitários desses sítios. Contudo, através desta particularidade, era estabelecida uma relação entre as imagens, formando-se um conjunto de elementos distintos, mas de igual relevância. João Miguel Fernandes Jorge considerou-o um «corpo de auto-retratos», «momentos portadores da sua própria experiência do mundo» (Fotografias de Jorge Molder, 1987). Imagens desfocadas, arrastadas, vultos, conviviam com outras de grande precisão, de uma nitidez quase desconcertante. Esta combinação provocava uma sensação de oscilação entre sonho e realidade, entre mundo sensível e uma multiplicidade de realidades invisíveis. Com esta exposição, Molder subvertia a ideia convencional de imagem fotográfica enquanto reprodução exata da realidade, apresentando-a como registo de visões, memórias, imaginações.

Depois de ter sido apresentada na Sala de Exposições Temporárias do CAM, esta seleção de fotografias integrou, a par das obras de Cruz Filipe (1934) e das fotografias de Gérard Castello-Lopes (1925-2011), o «Ciclo de Fotografia Portuguesa Contemporânea (Segunda Parte)», no Museu Luís de Camões – Galeria de Exposições do Leal Senado (Macau), em 1988.

Mariana Roquette Teixeira, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Waiters

Jorge Molder (1947-)

Waiters, 1986 / Inv. FP558

Waiters

Jorge Molder (1947-)

Waiters, 1986 / Inv. FP558


Eventos Paralelos

Colóquio

Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte

3 dez 1987 – 4 dez 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[Fotografias de Jorge Molder]

13 fev 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala de Exposições Temporárias
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00287

Pasta com o processo referente à produção do catálogo e sua promoção. Contém convite, lista de convidados, correspondência interna, notas de pagamento e orçamentos. 1986 – 1989

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00287

Pasta com o processo referente à organização da visita guiada à exposição por Pedro Miguel Frade. Contém correspondência. 1986 – 1987


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.