Acontecimentos III

Ciclo «Acontecimentos»

Exposição de fotografia que reúne as séries «A Obscuridade e as Luzes da Noite em Lisboa», de Bernard Plossu (1945) e Keiichi Tahara (1951-2017), realizadas propositadamente para o ciclo «Acontecimentos», comissariado por Jorge Molder (CAM) e Pedro Miguel Frade (ACARTE), ao longo de três meses (outubro-dezembro de 1988).
Photographic event bringing together the Night Lights and Darkness in Lisbon series by Bernard Plossu (1945) and Keiichi Tahara (1951-2017), taken for the Events series curated by Jorge Molder and Pedro Miguel Frade, held over three months from October to December 1988.

Exposição integrada no ciclo «Acontecimentos», um projeto comissariado por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade. Acolhido pelo ACARTE e organizado em colaboração com o Centro de Arte Moderna (CAM), este ciclo dava continuidade a anteriores iniciativas dedicadas à fotografia contemporânea, como o ciclo «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte». Ao longo de três meses (outubro-dezembro de 1988) foram apresentadas três exposições, duas conferências e uma mesa-redonda.

O convite feito aos seis fotógrafos selecionados para expor na Sala de Exposições Temporárias do CAM implicava um desafio: fotografarem certos fenómenos ou acontecimentos que lhes eram propostos pelos comissários (e que os afastavam dos seus temas de eleição e do género fotográfico que definia o seu trabalho), ou que traziam novos desafios ao modo como faziam fotografia. A série fotográfica daí resultante, realizada em Portugal, seria exposta em confronto com trabalhos anteriores, de modo a detetarem-se ruturas e continuidades. Cada uma destas exposições dava o mote para uma conferência proferida por um crítico de referência. O critério para a seleção dos fotógrafos e conferencistas é explicado pelos comissários do seguinte modo: «Tais convites não devem ser entendidos como representando um qualquer “state of the art”, mas, tão-só, como manifestando afinidades de gosto e reflexão.» (Acontecimentos, 1988)

Esta iniciativa tinha igualmente como objetivo «dotar o acervo do CAM de colecções de fotografia de autores de grande reputação e expressamente elaboradas» (Projeto apresentado ao ACARTE por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade, 20 mar. 1987, Arquivos Gulbenkian, CAM 00155), tendo sido posteriormente acordada a aquisição de três fotografias a cada um dos artistas convidados.

A última exposição do ciclo reunia as séries de Bernard Plossu (1945) e Keiichi Tahara (1951-2017), dedicadas à noite de Lisboa. Plossu foi convidado a fotografar «as obscuridades na noite» e Tahara «a luz na noite» lisboeta (Ibid.).

Tendo em conta o fascínio de Tahara pela luz europeia, que motivara muitas das suas experiências com efeitos luminosos naturais, e a atração de Plossu pela sombra, subtil ou intensa, facilmente se compreende a intenção dos comissários, descrita como a «radicalização das opções estilísticas já contidas nos trabalhos anteriores destes fotógrafos» (Ibid.).

A fechar o ciclo, uma mesa-redonda, moderada por Jorge Calado, contou com a participação dos comissários do projeto, do professor de fotografia Joan Fontcuberta e do conservador de fotografia Jean-Claude Lemagny.

Mariana Roquette Teixeira, 2018

The exhibition was included in the Acontecimentos [Events] series, a project curated by Jorge Molder and Pedro Miguel Frade. Hosted by Department of Artistic Creation and Art Education (ACARTE) and organised in cooperation with the Modern Art Centre (CAM), this series of events followed on from previous initiatives dedicated to contemporary photography, such as the Fotografia como Arte / Fotografia como Suporte [Photography as Art/Photograph as Medium] series. Three exhibitions, two conferences and a round table were held over three months (October-December 1988).
The invitation made to the six photographers selected to exhibit at the CAM's Temporary Exhibitions Gallery involved a challenge: to photograph certain phenomena or events that were proposed to them by the curators and diverted them from the themes or genres of photography that had defined their work up to that point or introduced new challenges to the way they did photography. The series of photographs that were produced in Portugal as a result were exhibited in contrast with previous works so that disconnects and continuities could be detected. Each of these exhibitions set the tone for a conference given by an international critic. The criteria used to select the photographers and conference speakers were explained by the curators as follows: These invitations should not be understood to represent any kind of 'state of the art' but are simply the result of taste and reflection (Acontecimentos, 1988).
The initiative also aimed to provide the CAM collection with photographs expressly made by highly renowned photographers (Plan submitted to ACARTE by Jorge Molder and Pedro Miguel Frade, 20 Mar. 1987, Gulbenkian Archives, CAM 00155), and it was later agreed that three photographs would be acquired from each invited artist.
The final exhibition in the series brought together series by Bernard Plossu (1945) and Keiichi Tahara (1951-2017) dedicated to night-time in Lisbon. Plossu was invited to photograph the obscurities of the night and Tahara the light of the night in Lisbon (ibidem).
Bearing in mind Tahara's fascination with European light that had motivated many of his experiments with natural light effects and Plossu's attraction to shadow, whether subtle or intense, the curators' intent can be clearly understood; it was described as the radicalisation of style choices already present in previous works by these photographers (ibidem).
To close the series, a round table was held, moderated by Jorge Calado (1938), which included the project curators, photography teacher Joan Fontcuberta (1955) and photograph conservator (Jean-Claude Lemagny (1931).

Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Le mauritanien endormi

Bernard Plossu (1945-)

Le mauritanien endormi, 1976 / Inv. FE92

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE81

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE82

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE83

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE91

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE88

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE89

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE90

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE84

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE85

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE86

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE87

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE37

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE38

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE39

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE40

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE41

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE42

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE43

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE44

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE30

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE31

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE29

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE32

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE33

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE34

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE35

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE36

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE66

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE67

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE68

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE69

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE70

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE71

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE72

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE73

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE74

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE75

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE76

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE77

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE78

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE79

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE80

Le mauritanien endormi

Bernard Plossu (1945-)

Le mauritanien endormi, 1976 / Inv. FE92

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE81

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE82

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE83

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE91

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE88

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE89

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE90

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE84

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE85

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE86

Lisboa 88

Bernard Plossu (1945-)

Lisboa 88, 1988 / Inv. FE87

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE37

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE38

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE39

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE40

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE41

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE42

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE43

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE44

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE30

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE31

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE29

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE32

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE33

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE34

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE35

Lisbonne, Eté

Keiichi Tahara (1951-)

Lisbonne, Eté, 1988 / Inv. FE36

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE66

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE67

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE68

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE69

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE70

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE71

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE72

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE73

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE74

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE75

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE76

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE77

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE78

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE79

Nuit de Lisbonne

Keiichi Tahara (1951-)

Nuit de Lisbonne, 1988 / Inv. FE80


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

[Ciclo Acontecimentos]

7 dez 1988
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

[Ciclo Acontecimentos]

13 out 1988
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal
Conferência / Palestra

[Ciclo Acontecimentos]

10 out 1988
Fundação Calouste Gulbenkian / Edifício Sede – Auditório 3
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Documentação


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 01129

Pasta com fichas de iniciativas, folheto e convite. 1988 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00155

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém correspondência, orçamentos, projeto apresentado por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade, convites, aquisições. 1987 – 1991

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00479

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém correspondência interna e orçamentos. 1988 – 1988

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00957

Pasta com recortes de imprensa. 1987 – 1990

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00298

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém projeto apresentado por Jorge Molder e Pedro Miguel Frade, currículos dos comissários e fotógrafos participantes, correspondência, orçamentos, cronogramas, textos para o folheto, lista de convidados. 1987 – 1990

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00478

Pasta com correspondência interna referente à produção da exposição. 1988 – 1988

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00142

Pasta com documentação referente à produção do ciclo «Acontecimentos». Contém despesas e faturas. 1988 – 1990

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE-S084-P0140/03

Coleção fotográfica, p.b., cor : aspetos (FCG, Lisboa) 1988


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.