Cruz Filipe. Pintura

Ciclo «Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte»

Exposição organizada no âmbito do ciclo «Fotografia como Arte / Fotografia como Suporte», exibida no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Neste ciclo foram apresentados três fotógrafos e três pintores, incluindo o artista português Ricardo Cruz-Filipe (1934), que apresentou 48 pinturas nas quais era possível compreender a evolução das suas pesquisas artísticas e influências.
Exhibition held as part of the Photography as Art/Photography as Medium series, displayed at the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation. The series presented three photographers and three painters, including Portuguese artist Ricardo Cruz Filipe (1934), in a display of 48 paintings which traced the artist's artistic pursuits and influences.

Exposição individual de fotografia de Ricardo Cruz-Filipe (1934), integrada no ciclo de exposições «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte», programada pelo Centro de Arte Moderna (CAM) em colaboração com o Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pla Arte (ACARTE) da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

Chamando a atenção para a interdisciplinaridade entre fotografia e pintura, o diretor do CAM, José Sommer Ribeiro, assinalava: «A obra de Cruz Filipe é um caso bem característico de como um pintor se apodera de diversos elementos fotográficos para a composição das suas obras. Desde 1970 que Cruz Filipe utiliza telas fotossensibilizadas e é notável este seu trabalho durante os últimos quinze anos.» (Cruz Filipe. Pintura, 1986)

No CAM foram apresentadas 48 pinturas do artista, realizadas entre os anos de 1975 e 1986, nas quais era possível compreender a evolução das suas pesquisas artísticas e influências (referências maneiristas e românticas, o onírico, fragmentação, construções e articulações espaciais), bem identificadas por Vasco Graça Moura num dos textos do catálogo (Cruz Filipe. Pintura, 1986).

Citando Man Ray, o professor e historiador de arte Bernardo Pinto de Almeida sintetizava a prática artista de Cruz-Filipe nos seguintes termos: «À pintura de Cruz Filipe seria aplicável a célebre fórmula de Man Ray: “Eu fotografo o que não quero pintar e pinto o que não consigo fotografar.” Só que nos seus quadros as duas imagens coincidem, como na mesa de dissecação, para se justapor e engendrar uma e outra imagem que é ainda imagem do Outro, da alteridade que o sonho fragmentariamente revela.» (Almeida, Colóquio/Artes, mar. 1987, p. 28)

Este ciclo de exposições, iniciado com uma exposição de Gérard Castello-Lopes, e à qual se seguiu esta exposição de Cruz-Filipe, previa igualmente a apresentação de outras mostras individuais de artistas relacionados com a prática fotográfica, tais como Jorge Molder (1947), Manuel Magalhães (1945), Eduardo Nery (1938-2013) e Helena Almeida (1934-2018).

Complementarmente a este ciclo expositivo, foi organizada uma mesa-redonda, intitulada «Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte», que contou com a participação de Cruz-Filipe, Gérard Castello-Lopes, José Afonso Furtado, Fernando Gil, Emídio Rosa Oliveira, Jorge Molder, António Sena da Silva e António Sena.

O ACARTE promoveu outros eventos que permitiam desenvolver a reflexão em torno da obra de Cruz-Filipe, com destaque para a realização de uma conversa informal com o pintor, que teve como interlocutores Ana Hatherly, Fernando de Azevedo e Bernardo Pinto de Almeida, além de uma visita à exposição, orientada pelo crítico de arte Fernando Pernes.

As estatísticas do número de visitantes registadas pelos serviços da FCG indicam uma afluência média de 45 visitantes por dia e um total de 1230 no conjunto dos fins de semana.

Filipa Coimbra, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

Mar nº 1

Ricardo da Cruz-Filipe (1934-)

Mar nº 1, 1983 / Inv. 84P707

Mar nº 2

Ricardo da Cruz-Filipe (1934-)

Mar nº 2, 1983 / Inv. 84P708

Mar nº 3

Ricardo da Cruz-Filipe (1934-)

Mar nº 3, 1983 / Inv. 84P709

Mar nº4

Ricardo da Cruz-Filipe (1934-)

Mar nº4, 1983 / Inv. 84P710


Eventos Paralelos

Mesa-redonda / Debate / Conversa

Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte

31 out 1986
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Mesa-redonda / Debate / Conversa

Diálogo com o Pintor

20 nov 1986
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal
Visita(s) guiada(s)

[Cruz Filipe. Pintura]

25 nov 1986
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00129

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, estatísticas de visitantes, correspondência recebida e expedida, recortes de imprensa, orçamentos, elementos para o catálogo, relação de obras. 1987

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00287

Pasta com documentação referente à produção da exposição e colóquio «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte». Contém correspondência recebida e expedida. 1986 – 1986

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00287

Pasta com documentação referente às produções ACARTE de 1986. Contém recortes de imprensa relativos à exposição de Cruz Filipe. 1986 – 1986

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.