Fotografias de Manuel Magalhães

Ciclo «Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte»

Exposição organizada no âmbito do ciclo «Fotografia como Arte / Fotografia como Suporte», exibida no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian. Neste ciclo foram apresentados três fotógrafos e três pintores, incluindo o fotógrafo português Manuel Magalhães (1945), que se dedicou ao tratamento do nu feminino, tema intemporal da história da arte.
Exhibition forming part of the Photography as Art/Photography as Medium series held at the Modern Art Centre of the Calouste Gulbenkian Foundation. The series featured three photographers and three painters, including Portuguese photographer Manuel Magalhães (1945), with a display reflecting the timeless artistic tradition of the female nude.

Quinta exposição do ciclo «Fotografia como Arte/Fotografia como Suporte», o qual decorreu no Centro de Arte Moderna entre outubro de 1986 e maio de 1987. Foi antecedida pelas mostras «Gérard Castello Lopes. Insignificâncias», «Cruz Filipe. Pintura», «Fotografias de Jorge Molder» e «Helena Almeida. Frisos», seguindo-se-lhe «Eduardo Nery. A Verdade da Ilusão».

Paralelamente às mostras e respetivas visitas guiadas, foram organizados, com a colaboração do Serviço de Animação, Criação Artística e Educação pela Arte (ACARTE), dois colóquios, para reflexão e debate acerca da prática da fotografia na contemporaneidade. A complexidade e abrangência do tema do ciclo é de imediato evidente no leque de artistas selecionados: três pintores que fazem usos distintos da fotografia (Cruz Filipe, Eduardo Nery e Helena Almeida) e três fotógrafos – um de rua ou do «momento decisivo» (Gérard Castello Lopes), um de ficções (Jorge Molder) e um outro do nu feminino (Manuel Magalhães). Não foi, todavia, desta forma que uns e outros foram agrupados. Optou-se antes pela sua apresentação alternada, como se pode verificar pela cronologia das exposições.

Nesta exposição, a fotografia surge como forma artística maleável. Manuel Magalhães (1945) dedica-se ao tratamento do nu feminino – um dos temas mais antigos da história da arte e um dos primeiros géneros da fotografia –, sem se deixar intimidar pelo peso da história e pelos nomes emblemáticos que revolucionaram o género, como Edward Weston, Man Ray, Robert Mapplethorpe, entre outros. Nas imagens fotográficas aqui expostas, o tempo de captação e as várias intervenções sobre a impressão contribuem de igual forma para o resultado. Giuliana Scimé considera que Manuel Magalhães «recupera no seu trabalho um classicismo límpido de clara marca europeia e uma habilidade manual da mais rica tradição artesanal» (Fotografias de Manuel Magalhães, 1987).

Este conjunto coeso mostrava não só uma multiplicidade de olhares sobre o nu feminino e os seus diversos recantos, como a exploração de diferentes técnicas. Em alguns casos, as imagens parecem uma espécie de aguarelas ou desenhos fotográficos, alcançados através de desfocagens, ampliações e intervenções. Entre estes fragmentos instantâneos apareciam outros, nos quais arrastamentos fantasmagóricos faziam pressentir o aprisionamento do movimento.

Esta exposição esteve patente na Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, por solicitação do vereador do Pelouro da Cultura, do Desporto e do Turismo, sendo apresentada no âmbito das comemorações do terceiro aniversário da elevação de Oliveira de Azeméis a cidade. No ano seguinte, integrou a programação do Museu Nogueira da Silva, em Braga, e do Museu Luís de Camões, em Macau, por intermédio do «Ciclo de Fotografia Portuguesa Contemporânea (Primeira Parte)».

Mariana Roquette Teixeira, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

S/Título (nu feminino)

Manuel Magalhães (1945-)

S/Título (nu feminino), 1986 / Inv. FP149

S/Título (nu feminino)

Manuel Magalhães (1945-)

S/Título (nu feminino), 1986 / Inv. FP149


Eventos Paralelos

Colóquio

Fotografia como Arte. Fotografia como Suporte

3 dez 1987 – 4 dez 1987
Fundação Calouste Gulbenkian / Centro de Arte Moderna – Sala Polivalente
Lisboa, Portugal

Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 00287

Pasta com o processo referente à produção da exposição de fotografia de Manuel Magalhães. Contém correspondência, lista de convidados para a inauguração. 1986 – 1987

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM 00130

Pasta com o processo referente à itinerância da exposição. Contém correspondência. 1986 – 1988

Arquivos Gulbenkian (ACARTE), Lisboa / ACARTE 01103

Pasta referente à organização da mesa-redonda e da visita guiada. Contém ficha de evento e ainda um exemplar do catálogo da exposição. 1987 – 1987

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.